sexta-feira, 13 de maio de 2011

11 de maio de 2011, um dia que envergonha os brasileiros de caráter

O dia 11 de maio de 2011 é o dia da vergonha nacional, o dia em que a pusilanimidade do Senado Federal cedeu à pressão do governo e aprovou o desmanche do Tratado de Itaipu, obrigando-nos a partir de agora a pagar ao Paraguai o triplo do que lhe pagávamos pela energia que nos vende em Itaipu. A partir dessa data, por obra e graça do Itamaraty, o Brasil formalizou a instalação de uma dobradiça permanente em sua espinha dorsal e transformou-se em um país desfibrado à mercê das chantagens e pressões de quem quiser, como os paraguaios, nos fazer de trouxas. A partir de 11/5/11 qualquer documento protocolar assinado pelo Brasil com outros países, especialmente com os nossos vizinhos fronteiriços, a rigor não terá prazo de validade pois poderá ser modificado a qualquer momento em que a outra parte resolver nos fazer de palhaços -- o Tratado de Itaipu está sendo visceralmente modificado 12 anos antes de expirar.

Já fiz mais de uma postagem sobre essa bandalha, a mais recente foi em março passado.  Esse crime de lesa-pátria nasceu formalmente no dia 25/7/2009 na Declaração Conjunta assinada a respeito, quando da visita de Lula, o Nosso Pinóquio Acrobata  (NPA) ao Paraguai -- em 01/09/2009 foram assinadas pelos dois países as "Notas Reversais sobre Cessão de Energia de Itaipu" (Nota n˚ 422 do Itamaraty). Arquitetadas pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, essas Notas trazem o selo da subserviência doentia com que nossos diplomatas e o Ministério das Relações Exteriores lidam com nossos vizinhos, o que é fácil de se constatar com o histórico de vexames que nos têm sido impostos pelo Paraguai, pela Bolívia e pela Argentina, principalmente. 

O que me espanta e me deixa mais indignado é que a presidente Dilma Rousseff  foi ministra de Minas e Energia e conhece profundamente o assunto, e sabe inequivocamente que estamos cedendo a uma chantagem dos paraguaios embrulhada no papel de seda da diplomacia de um Itamaraty sem fibra. É inadmissível que sua submissão ao seu ex-chefe, o NPA, chegue ao ponto de prejudicar irremediavelmente o país com o desmanche de um tratado que era irrepreensível até o dia 11/5/2011.

Para quem ainda tiver ainda alguma bílis acumulada, recomendo ler a reprodução dos debates dos senadores subservientes ao governo com os da oposição na sessão do Senado Federal de 11/5/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário