domingo, 1 de maio de 2011

Tablets, na realidade, foram imaginados há 40 anos: por que não tiveram êxito antes?

O jornal O Globo publica hoje, em sua versão online, um interessantíssimo artigo de Carlos Alberto Teixeira sob o título "Tablets vovôs: por que modelo pensado há mais de 40 anos só 'pegou' com a chegada do iPad?" -- leia a íntegra do artigo. -- Esta postagem é quase toda baseada nesse artigo.

Os tablets são a moda tecnológica do momento, e o iPad 2 é ícone dessa inovação, diz o artigo. Quem não tem condição para ter um, apela para a primeira versão do iPad, ou sai à busca de modelos expressivos como os fabricados, por exemplo, pela Motorola ou pela Samsung -- e, quem não tem saída, apela para os modelos "xing ling", apelido jocoso dos aparelhos alternativos, geralmente de fabricação chinesa.

Quem se empolga com essas tabuletas acha que elas são uma tecnologia supernova, quando na realidade foram boladas há mais de 40 anos e só não deram certo antes porque faltava a combinação certa de hardware sofisticado, interface amigável, software à altura, oportunidade econômica favorável e marketing competente, coisas que a Apple juntou como ninguém.

O primeiro tablet, o Dynabook, foi criado em 1968 pelo cientista Alan Kay para fins educacionais -- nunca foi implementado.
Ilustração do Dynabook, no artigo de Alan Kay de 1972.

Em 1987 a Applle criou o conceito do Knowledge Navigator, uma ideia arrojada do então CEO da empresa, John Sculley -- nunca chegou a ser implementado, por ser muito ousado.

Protótipo do Knowledge Navigator, da Apple (1987).

Uma foto do Newton, outro antecessor do iPad idealizado pela Apple na década de 90 -- o aparelho acima é dessa época, mas a foto é recente e de alta definição.
Outra imagem do Newton.
O Bashful, modelo conceitual da Apple de 1983.
Outra versão conceitual (frogdesign) do Bashful (1983).
O 24HourMac de 1984 (modelo conceitual frog design).
O BookMac de 1985 (modelos conceituais frog design).
O P2Portable, modelo conceitual da Apple de 1989.
Os primeiros modelos conceituais do Figaro, da Apple 1989.
O Hoop, modelo conceitual da Apple de 1989.
Figaro Follow Up, modelos conceituais da Apple 1989/90.
Outros modelos conceituais do Figaro Follow Up, da Apple (1989/90).
O Montblanc, projeto final do Figaro Follow Up (modelo conceitual 1990/91, da Apple).
O Newton MessagePad Batman, projeto pronto para produção (Apple, 1991/92).

Ver aqui outros antecessores do iPad desenvolvidos pela Apple.

Um comentário: