domingo, 8 de maio de 2011

Alemães liberam até R$ 212 milhões para painéis solares no Brasil

O banco de investimentos KfW - Kreditanstalt für Wiederaufbau (Instituto de Crédito para Reconstrução, em tradução livre), do governo alemão, está prestes a criar uma linha de financiamento no valor de 90 milhões de euros – o equivalente a R$ 212 milhões – para desenvolver projetos de energia solar no Brasil. Os recursos deverão ser repassados no país pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos públicos e privados que ajudem a implantar esse sistema de geração. De acordo com o gerente principal de projetos Karim ould Chih, responsável pela divisão de infraestrutura econômica e setor financeiro para América Latina e Caribe do KfW, o dinheiro “já está carimbado”, apenas guardando a formalização do acordo entre os dois governos.

Inicialmente, o projeto prevê liberação de 40 milhões de euros, podendo chegar a 90 milhões de euros “se houver projetos que justifiquem essa quantia”, explica o executivo. O anúncio oficial do acordo deverá ser feito no dia 16 de maio, no Rio de Janeiro, na sede do BNDES. “Estamos confiantes de que haverá o fundo, o que abre oportunidade para implantar a energia solar no Brasil”, afirma Chih. Parte desses recursos deve ser destinada a projetos da cobertura de estádios visando a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Os estádios do Maracanã (Rio de Janeiro), Cidade da Copa (Recife), Castelão (Fortaleza), Vivaldo Lima (Manaus) e Mané Garrincha (Brasília) já têm estudos de viabilidade aprovados. Segundo Chih, não houve até o momento nenhuma manifestação de interesse do comitê que cuida da realização da Copa em Curitiba para projetos na Arena da Baixada. “Mas estamos abertos a quem se interessar”, ressalta. Leia mais.
 Telhados cobertos por painéis fotovoltaicos (azuis) em Heidelberg: na Alemanha, consumidor pode produzir sua própria energia e vender o excedente à rede (Jimw/Creative Commons).

Nenhum comentário:

Postar um comentário