sábado, 14 de maio de 2011

Plataforma "Blogger" do Google fica quase dois dias fora do ar

Assim como milhões de outros blogueiros que usam a plataforma Blogger do Google, fiquei quase dois dias sem poder fazer postagens no meu blogue, ele só estava disponível para leitura. O problema começou na tarde do dia 11 e só voltou ontem (13/5) à tarde-- além disso, o Google eliminou tudo o que foi introduzido depois do problema, e os serviços não foram ainda integralmente restabelecidos em algumas partes do mundo.

O Blogger possui mais de 342 milhões de usuários, o que o coloca no sexto lugar entre os websites mais visitados do mundo e, embora o Google não divulgue essas cifras, estima-se que milhões de blogueiros têm aí seus blogues. Apesar de tudo isso, o Google tentou ocultar o que realmente havia acontecido e informava apenas que haviam ocorrido "inconvenientes atípicos muito variados" -- o que houve na realidade foi um colapso geral do sistema. Além do inconveniente da inacessibilidade à postagem de novos textos, o jornal espanhol El País afirma que houve divulgação de dados pessoais dos titulares dos blogues.

No dia 12, o Google reconhecia que o problema era geral e deu uma explicação sucinta sobre sua causa -- como consequência de uma atualização mal realizada foi necessário reverter a manutenção feita, acarretando a eliminação de todas as entradas efetuadas depois das 7h37 (hora de S. Francisco) do dia 11 de maio. Na tarde de ontem, sexta-feira, Google pediu desculpas pela falha (que segundo ele durou 20,5 horas) e afirmou que restabeleceria o acesso aos blogues, assinalando que os comentários desparecidos seriam recuperados nas próximas horas, sem fixar nenhum prazo concreto.

Essa crise do Blogger abre o debate sobre o estado de falta de defesa dos usuários de serviços na Internet. Centenas de milhares de blogueiros inundaram o Twitter, o Facebook e outros fóruns da Internet com suas reclamações. Como se fosse pouco esse problema do Blogger, na tarde de ontem (sexta) o Twitter apresentou sérios problemas de acesso, o que o levou a informar aos seus usuários que estava com capacidade saturada e que estava trabalhando para resolver o problema. O YouTube teve também problemas ocasionais de acesso, já resolvidos.

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