sexta-feira, 18 de março de 2011

Pesquisa aponta que quase dois terços dos americanos consideram que a guerra do Afeganistão não vale a pena

Quase dois terços dos americanos dizem agora que a guerra do Afeganistão não vale a pena ser lutada, de acordo com uma recente pesquisa conjunta Washington Post-ABC News -- essa é até agora a mais alta proporção de opositores a esse conflito. Esse resultado significa um crescente desafio para Obama, que decidirá no início desse verão a rapidez com que retirará as tropas americanas daquele país. Depois de quase uma década de guerra, a oposição política a ela é forte, com apenas 19% dos democratas e 50% dos republicanos pesquisados respondendo que a guerra deve ser continuada. Leia mais.
Gráfico da pesquisa
Pergunta 1: Considerando os custos e benefícios para os EUA, você considera que a guerra do Afeganistão tem valido a pena ser lutada, ou não?
No gráfico, a linha do "sim" começou com cerca de 58% em 2007 e termina agora com 31% -- a linha do "não" começou com cerca de 41% em 2007 e termina agora com 64%.
Pergunta 2: Você acha que as tropas americanas devem, ou não devem, ser retiradas do Afeganistão nesse verão?
Na base do gráfico, os que responderam que "devem" somaram 73% contra 21% de "não devem".  -- 39% acharam que elas serão retiradas e 53% acham que elas não serão retiradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário