domingo, 13 de março de 2011

Marisol Valles, jovem policial mexicana, busca asilo nos EUA

Marisol Valles, ficou internacionalmente conhecida quando, com 20 anos, aceitou ser chefe de polícia da municipalidade mexicana de Praxedis G. Guerrero, localizada no Estado de Chihuahua (próxima da cidade de Juarez), perto da fronteira com o Texas e devastada pela violência do tráfico de drogas -- seu antecessor foi assassinado em julho de 2009. Ela agora deu início ao pedido formal de asilo nos EUA, depois de receber ameaças de morte.

A violência das drogas transformou Praxedis, antes um conjunto de calmas fazendas, em uma terra de ninguém e sem lei, a menos de 2 km da fronteira com o Texas. Entre 1995 e 2005 tinha uma população praticamente fixa de 8.500 habitantes, em 2010 pouco mais de 4.500 pessoas vivem nela. Duas quadrilhas rivais, os cartéis de Juarez e Sinaloa, disputam o controle de sua única estrada, uma lucrativa rota de tráfico de drogas ao longo da fronteira com o Texas. Leia mais.
No dia 20/10/10 Marisol Valles, de 20 anos, senta-se à sua mesa de trabalho depois de prestar juramento como novo chefe de polícia da cidade fronteiriça mexicana de Praxedis G. Guerrero (Foto: Raymundo Ruiz/AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário