quinta-feira, 10 de março de 2011

Brasil é o único entre os emergentes sem universidades "top"

Novo ranking internacional de universidades feito pela THE - Times Higher Education, divulgado hoje, aponta as 100 melhores instituições avaliadas por acadêmicos do mundo todo. Harvard mantém-se na liderança, Rússia e China têm representantes na lista mas o Brasil não -- somos o único país entre os emergentes que não conseguiu emplacar nenhuma universidade nesse ranking (a Rússia tem uma universidade na lista e a China, cinco). A THE, baseada em Londres, é a principal referência no campo das avaliações de universidades no mundo. Foram ouvidos 13.388 acadêmicos de 131 países para se chegar à lista das universidades com melhor reputação -- trata-se de estudiosos que, em média, têm mais de 16 anos de trabalho em instituições de ensino superior e 50 trabalhos científicos publicados.

No que nos diz respeito, a pesquisa mostra que somos na realidade dois Brasis: o que avança na economia e o que patina na educação, mas o avanço econômico já mostra sinais de que o atraso na educação começa a afetá-lo. Ver postagem anterior sobre o tema educação no Brasil.

O secretário de Educação Superior do Ministério de Educação e Cultura (MEC), Luiz Cláudio Costa, diz concordar com a necessidade de melhorar a imagem da universidade brasileira no mundo, mas, ainda assim, vê um "contrassenso" no resultado da pesquisa. Para ele, esses rankings não vêm refletindo a real produção científica nacional -- "somos o 13° país em produção de ciência nova, e a maior parte dela vem das universidades", afirma. Leia mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário