Quem ainda alimentava a ilusão de que, no fundo, nossa educação não estaria assim tão mal das pernas (como a própria presidenta eleita chegou a dizer, ver minha postagem "Nossa educação, bem encaminhada?!", de 08/11/10) deve ter se desencantado de vez com os recém-divulgados resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos de 2009 (em inglês Pisa - Programme for International Student Assessment) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) -- ver "PISA 2009 Rankings" . Estamos atrás de, entre outros, Chile, Uruguai, México, Trinidad e Tobago, e Montenegro.
Além de evidenciar que somos inaceitavelmente ruins nos quesitos básicos da avaliação da OCDE (Leitura, Matemática e Ciências), o estudo mostra em suas entranhas a desconcertante falta de equidade da educação no país. Temos estudantes com desempenho comparável ao dos chilenos (considerados como o de melhor sistema educacional da América Latina) e outros com aprendizado semelhante ao do Panamá ou Azerbaijão. Os brasileiros melhor ranqueados são os alunos do DF (no mesmo patamar dos chilenos) e os piores da lista são os alunos de Alagoas e Maranhão (este último, não por simples coincidência, há décadas sob o domínio do clã Sarney). Ver mais.
Esse é um dos malditos legados que Lula nos deixa, sem a mínima chance da costumeira desculpa de jogar a culpa em FHC. Aguém já disse que manter um povo ignorante é a melhor estratégia para dominá-lo -- eis o pilar básico da cartilha lulista.
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