quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O remédio prodigioso

Por milhares de anos a aspirina tem sido o remédio prodigioso da humanidade. Desde os tempos dos antigos gregos a medicina popular tem usado extratos do salgueiro para alívio da dor. Em 1897 foi criado o ácido acetil-salicílico, um derivado sintético de um ingrediente ativo da planta, a salicina, o que permitiu que a aspirina se tornasse o medicamento mais usado no mundo.


Recentemente, surgiram indicações de que a aspirina poderia ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer. Dados de 25.570 pacientes envolvidos em oito experiências ou análises inicialmente destinadas para avaliar o efeito da aspirina na prevenção de ataques cardíacos e derrames cerebrais, conduzidas por uma equipe do John Radcliffe Hospital em Oxford (Reino Unido), geraram resultados reveladores sobre câncer. Estudos que duraram entre quatro e oito anos mostraram que pacientes que receberam aspirina tinham 21% a menos de chance de morrer de câncer do que os pacientes que tinham recebido placebo.

O processo pelo qual a aspirina previne o câncer ainda não está explicado, acredita-se que ela iniba uma enzima que produz a proliferação de células nos tumores. Os pesquisadores descobriram também que pequenas doses diárias de aspirina eram suficientes, e as pessoas que mais se beneficiam desse uso são aquelas que iniciam essa prática no final de seus 40 ou 50 anos de idade.
Veja mais detalhes interessantes e importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário