quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Nosso Pinóquio Acrobata

Os leitores deste blog já notaram que muito frequentemente refiro-me a Lula como o Nosso Pinóquio Acrobata, em reconhecimento direto e explícito à sua inesgotável capacidade de, sempre em benefício próprio, dar cambalhotas incríveis nas verdades e nas mentiras, nos fatos e nos boatos, nas iniciativas e nas omissões, nas ideias e nas realizações, sempre protegido pela rede que demagógica e inteligentemente teceu à sua volta, graças à ingenuidade, à ignorância e à boa-fé de muitos, e à má-fé e à malandragem de muitos mais.

Acontece que, no apagar das luzes de seu espetáculo, o Nosso Acrobata resolveu fazer um balanço de seus 8 anos de governo, e nesse olhar retrospectivo ele decidiu sepultar de vez a verdade como princípio e privilegiou de vez a mentira deslavada como seu distintivo e seu estandarte, merecendo com isto o novo epíteto de Nosso Pinóquio Acrobata (NPA), com que o distinguirei até o final de sua vida política. Além das já mentiras sobre o PAC e o pré-sal, já divulgadas na imprensa e neste blog, em mais uma cerimônia de "despedida" e balanço o Nosso Pinóquio Acrobata (NPA) saiu-se ontem com mais uma coleção do que, eufemisticamente, chamarei de "inversões da verdade". Eis algumas delas:
  • Aeroportos -- o NPA informou que a Infraero investiu em 40 aeroportos para sua qualidade, sua eficiência operacional, seu conforto -- os usuários desses aeroportos usufruem hoje esses "benefícios" com a mesma sensação de quem está deitado ou caminhando sobre espinhos. A própria Associação de Transporte Aéreo (Iata, em inglês) já alertou o Brasil por mais de uma vez para o risco de passarmos "vergonha" com os nossos aeroportos na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
  • Correios -- o governo teria trabalhado para assegurar o acesso universal dos cidadãos e ampliar as áreas de atuação dos Correios -- estes serviços  no governo do NPA são o que há de pior na louvável história desse órgão federal;
  • Dengue -- o NPA disse que atacou as doenças reemergentes, entre elas a dengue, mas não teve peito de reconhecer que entre janeiro e outubro deste ano foram registrados 936 mil casos com 592 mortes, e o surgimento de um novo vírus que ameaça a população;
  • Farmácia Popular -- o NPA destacou que existem 547 farmácias em 422 municípios, que atendem a 1 milhão de pessoas por mês -- o TCU descobriu uma série de fraudes na venda de medicamentos subsidiados, além de descontrole do Ministério da Saúde. Entre 2006 e 2010 essas farmácias venderam remédios para 17.258 mortos.
A lista é enorme, extrapola o espaço deste blog, e envolve ainda assuntos como Setor ElétricoENEM, Força de Paz no Haiti, Saneamento, Combate à Corrupção, Comércio Exterior. Quem quiser acompanhar esse rosário de mentiras do Nosso Pinóquio Acrobata é só ler, hoje, o Estado de S. Paulo ("Estadão") e principalmente O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário