quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

China clona e vende jatos de caça russos

Um ano depois do colapso da União Soviética (1991) uma Rússia carente de dinheiro começou a vender para a China uma quantidade razoável de armamentos de seu arsenal militar, incluindo o caça de alta tecnologia Sukhoi-27, o orgulho da força aérea russa. Nos 15 anos seguintes a Rússia foi o principal fornecedor de armas à China, vendendo-lhe bilhões de dólares em caças, destróiers, submerinos, tanques e mísseis, aí incluída a licença para fabricar o Su-27 com peças importadas da Rússia.

Depois de anos de importação de armamentos russos, e de fazer engenharia reversa com eles, a China hoje produz muitos de seus próprios armamentos, incluindo o caça Sukhoi-27, e está prestes a construir um porta-aviões. Os chineses não apenas clonaram o radar e toda a valiosa eletrônica de bordo do SU-27, como irão agora equipá-lo com uma turbina a jato chinesa.

Agora, a China começa a exportar muitos desses armamentos, deslocando a Rússia do mercado dos países emergentes e alterando o equilíbrio de forças em pontos-chaves do planeta. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário