segunda-feira, 21 de março de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (50)

  • Finep e BNDES assinam acordo de inovação no setor de açúcar e etanol -- A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) e o BNDES assinaram no dia 17 um Acordo de Cooperação Técnica para a execução do Plano Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (PAISS). O objetivo é que o Brasil possa alcançar, nas tecnologias mais avançadas, o mesmo protagonismo tecnológico já apresentado na produção de biocombustíveis convencionais. Leia mais.
  • Novo biofármaco pode aprimorar o tratamento do diabetes -- Um biofármaco que acaba de ser desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) -- e que já teve seu pedido de patente depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) -- pode representar um novo caminho para tornar mais eficaz o tratamento do diabetes. O medicamento,  produzido no Laboratório de Biotecnologia da universidade (BiotecFar), baseia-se em um sistema de liberação prolongada de amilina humana e tem como objetivo oferecer aos diabéticos um melhor controle da glicemia. Leia mais.
  • CTI lança pedra fundamental de novo parque tecnológico -- O complexo terá 5000m2, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), receberá um investimento de mais de R$ 15 milhões e tem o objetivo de viabilizar a sinergia entre empresas e entidades de pesquisa que atuem em setores tecnológicos de ponta a realizarem trabalhos em parceria com o CTI. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário