sábado, 12 de março de 2011

A Liga Árabe pede à ONU zona de exclusão aérea sobre a Líbia

A Liga Árabe pediu neste sábado à ONU a imposição imediata de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, e anunciou que reconhecia o movimento rebelde como o governo legítimo do país. Essa decisão ocorreu depois de cinco horas e meia de discussões a portas fechadas, no Cairo, pelos chanceleres de 21 países. Representantes do governo de Kadafi, suspenso este mês de sua participação como membro da Liga, não foram convidados. O Secretário-Geral da Liga, general Amr Moussa, descreveu a zona de exclusão aérea como uma "medida preventiva", cujo objetivo principal é proteger os cidadãos líbios.

Essa atitude da Liga aumenta significativamente a pressão sobre os EUA e as nações europeias para que respondam ao conflito que explodiu recentemente na Líbia. A OTAN disse que um apoio árabe era o prerrequisito para a implantação dessa zona de exclusão. Leia mais.

A Liga Árabe é uma organização regional de países árabes do norte e nordeste da África, e do sudeste da Ásia. Foi criada no Cairo em 22 de março de 1945, inicialmente com seis países: Egito, Iraque, Transjordânia (renomeada como Jordânia depois de 1946), Líbano, Arábia Saudita e Síria -- o Iêmen tornou-se membro em 5 de maio de 1945. Até a exclusão da Líbia, era composta de 22 membros e quatro observadores -- seu principal objetivo "é estreitar as relações entre os seus membros e coordenar a cooperação entre eles, para salvaguardar  sua independência e sua soberania e examinar de maneira geral os temas e interesses dos países árabes".  Saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário