A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem (21) que o governo federal investirá, até 2014, R$ 4,5 bilhões na prevenção, no diagnóstico e no tratamento do câncer do colo do útero e de mama. Em seu programa semanal de rádio, Dilma disse que determinou ao Ministério da Saúde que amplie e melhore a área de oncologia dos hospitais e realize vistoria dos aparelhos de mamografia à disposição da rede pública de saúde.
Ela estará hoje em Manaus para lançar o programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero. “Essas duas doenças atingem muito as brasileiras, por isso elas precisam ser vistas com atenção redobrada. Eu não me canso de repetir: sei, por experiência própria, que o câncer tem maior chance de cura quando é tratado no início. E é para isso que o meu governo está trabalhando. Queremos que toda mulher tenha oportunidade de se cuidar, fazendo a prevenção bem feita. E se a doença, mesmo assim aparecer, queremos que toda mulher possa fazer o melhor tratamento possível, no tempo certo e com qualidade”, declarou.
O programa deve garantir, segundo Dilma, exames preventivos para todas as mulheres entre 25 e 59 anos. Os laboratórios, afirmou ela, serão incentivados a trabalhar dentro de padrões internacionais de qualidade. “Eles vão receber orientação e o dinheiro para isso. Um exame bem feito já é meio caminho andado.” Leia mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário