quarta-feira, 30 de março de 2011

Virginia Tech (EUA) é multada em 55 mil dólares por matança em seu campus

A Universidade Estadual e Instituto Politécnico da Virgínia -- abreviadamente Virginia Tech -- é uma instituição acadêmica de prestígio nos EUA, com mais de 30 mil estudantes. Em 16 de abril de 2007 o estudante Seung Hui Cho matou a tiros 32 pessoas em seu campus, e depois suicidou-se. Por causa disso, a universidade foi multada em 55 mil dólares pelo Departamento de Educação do governo federal por violação de uma lei de segurança em campus, que determina o imediato aviso a toda a comunidade de qualquer ameaça à sua segurança.

Essa condenação foi um sério revés para a Virginia Tech, que por quase quatro anos buscou curar as feridas resultantes do mais letal massacre escolar da história dos EUA. Ela também dá suporte ao ponto de vista de parentes de algumas vítimas de que a universidade foi negligente em esforços para proteger a comunidade do campus.

O advogado de duas famílias de vítimas do tiroteio diz que a universidade falhou em não dar à comunidade do campus informação crucial sobre as primeiras duas vítimas na manhã da tragédia. Mary E. Gust, funcionária do setor de Ajuda Federal ao Estudante do Departamento de Educação diz, em carta ao presidente da Virginia Tech, Charles W. Steger, que oficiais da polícia chegaram ao campus cerca das 07h24 e que Steger estava ciente do ocorrido às 08h11 -- no entanto, a universidade esperou até às 09h26 para enviar a todo o campus um email de alerta sobre o atentado a tiros. Mas esse alerta, segundo Gust, não mencionava que havia ocorrido mortes no campus e não orientava a comunidade sobre qualquer medida de segurança a ser tomada. Leia mais
Omar Samaha toca a lápide do túmulo de sua irmã em um memorial de 2008 dedicado às vítimas do atentado a tiros na Virginia Tech. (Foto: Katherine Frey -- The Washington Post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário