segunda-feira, 21 de março de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (51)

  • Terras raras elevam eficiência de material termoelétrico em 25% -- Pesquisadores do Laboratório Ames, nos Estados Unidos, alcançaram uma melhoria surpreendente de 25% no rendimento dos materiais termoelétricos. Nas usinas termoelétricas o calor é usado para gerar vapor d'água, que é usado para gerar uma turbina, que por sua vez aciona um gerador, que finalmente produz a eletricidade. O material termoelétrico - uma chapa sólida feita com uma liga metálica especial - elimina todos esses passos, transformando diretamente o calor em eletricidade. O grande problema é que os materiais termoelétricos ainda são ineficientes. Leia mais.
  • Reator fotoquímico brasileiro inova com tecnologia de LEDs --
    Cientistas brasileiros desenvolveram uma nova versão de um reator fotoquímico usando a tecnologia dos LEDs - diodos emissores de luz.
    Reatores fotoquímicos são usados, entre outros objetivos, na investigação de reações fotoquímicas, nos estudos da fotossíntese artificial e da terapia fotodinâmica, técnica utilizada no tratamento do câncer. A maior inovação do novo reator fotoquímico é a substituição das lâmpadas fluorescentes por LEDs, uma nova tendência em tecnologia que aumenta consideravelmente a eficácia luminosa do aparelho. Leia mais.
    A maior inovação do novo reator fotoquímico é a substituição das lâmpadas fluorescentes por LEDs. [Imagem: IFSC]




Nenhum comentário:

Postar um comentário