O número de mortes no trânsito em rodovias federais no Brasil aumentou em 47,9% neste carnaval se comparado ao mesmo período no ano passado. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, 213 pessoas morreram no trânsito e 4.165 acidentes foram registrados. Os altos índices de morte nas estradas, todos os anos, revelam que o Brasil não tem conseguido avançar na redução de acidentes no trânsito. E o que fazer para reduzir essas tragédias?
"A restrição da publicidade de bebidas alcoólicas é a bebida mais eficaz apontada pela OMS - Organização Mundial da Saúde para reduzir o índice de mortalidade de jovens no trânsito. No Brasil, 75% dos acidentes fatais de trânsito estão associados ao uso de álcool. Hoje, 85% do mercado de bebidas no Brasil é (sic) a cerveja. Não tem porque não reduzir a propaganda de cerveja", diz o deputado Paulo Pimenta, autor da proposta que será apresentada na próxima semana.
As cervejas têm, em sua maioria, teor alcoólico em torno de 5%. Se aprovada, a proposta, entre outras coisas, proibirá a propaganda de cerveja nas emissoras de rádio e televisão no horário das 6h às 21h. O projeto também obriga que sejam publicadas junto com a divulgação do projeto advertências sobre o consumo abusivo de cerveja. (Fonte: ver aqui).
Precisamos urgentemente nos organizarmos em forte apoio ao deputado Paulo Pimenta, pois a resistência que enfrentará será gigantesca por parte da indústria da cerveja e do setor publicitário -- por isso, sugiro a todos os que lerem esta postagem (e a seus amigos e parentes) que lhe enviem (dep.paulopimenta@camara.gov.br ) e ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia ( dep.marcomaia@camara.gov.br ) uma forte mensagem de apoio à iniciativa de reduzir a propaganda de bebidas alcoólicas e, especialmente, da cerveja em toda a mídia (falada e escrita) e particularmente na televisão.
A propaganda maciça de cerveja na televisão é sintomática, criminosa e sistematicamente dirigida à juventude, e é de absoluta má-fé até quando coloca hipocritamente na tela o alerta de "se for dirigir, não beba" -- essa mensagem de alerta é sempre colocada sobre fundo azul (o mesmo acontece com as propagandas de remédios) e não sobre fundo vermelho, a cor associada a perigo, porque o azul é repousante, não transmite ao espectador qualquer noção de risco ou perigo. Essa iniciativa do deputado Paulo Pimenta é uma excelente oportunidade para nos organizarmos em proteção não só à nossa juventude, mas a todos aqueles que estão se iniciando ou, infelizmente, já são veteranos no consumo abusivo do ácool.
Deputado Paulo Roberto Severo Pimenta (PT-RS), responsável pela iniciativa de propor na Câmara dos Deputados a restrição à propaganda de cerveja.
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