quinta-feira, 17 de março de 2011

Os novos protagonistas na guerra contra o narcotráfico mexicano

A confirmação de que aviões não tripulados americanos (os denominados VANTS - Veículos Aéreos Não Tripulados) entraram no espaço aéreo mexicano, para "colaborar na guerra contra o narcotráfico", gerou um debate no México sobre o alcance dessa colaboração e sobre a soberania e a segurança nacionais. Essas incursões começaram no mês passado.

Os VANTS são aeronaves extremamente versáteis e têm se revelado muito úteis. Variam desde pequenos aviões, dedicados exclusivamente a tarefas de vigilância e reconhecimento -- alguns suficientemente pequenos para serem lançados manualmente -- até grandes aviões espiões, passando por outros de porte médio armados com mísseis. Recentemente foram solicitados pelo governo japonês para ajudar a recolher mais informações sobre o estado dos reatores da central nuclear de Fukushima Daiichi, fortemente impactados pelo terremoto e pelo tsunami de 11 de março. -- A FAB comprou recentemente cinco VANTs de Israel (ver aqui).

Mas, de que tipo são os VANTS que operam em território mexicano? Segundo o The New York Times o Pentágono tem respondido ao governo do México, desde o início da operação, todas as consultas recebidas, o que inclui o tipo de avião utilizado -- no México estaria sendo utilizado o Global Hawk, que não possui armas ofensivas. Leia mais.
O VANT Global Hawk, que não possui armas ofensivas.
Os VANTs vêm em diferentes tamanhos e com diferentes capacidades.
Como funciona um VANT (exemplo do Afeganistão).
1 - Decolagem e aterrissagem controladas localmente.
2 - Avião pilotado a partir de uma base nos EUA.
3 - Imagens transmitidas ao solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário