terça-feira, 15 de março de 2011

Irã reage contra tropas da Arábia Saudita no Bahrain

O Irã declarou inaceitável a entrada de tropas da Arábia Saudita ontem no Bahrain, e instou o governo local a responder às demonstrações pró-democracia pacificamente e sem intervenção estrangeira.

Para sufocar os protestos da maioria xiita contra a monarquia sunita, em um movimento que a oposição denunciou como ato de guerra, cerca de 1.000 soldados sauditas entraram na ilha para proteger instalações do governo no distrito de Riffa, onde a família real vive e há um hospital militar -- trata-se de uma intervenção armada sem precedentes, que deve provocar nova crise no Golfo. Testemunhas dizem que esse movimento envolveu cerca de 150 veículos armados e 50m outros veículos, incluindo jipes, ônibus, ambulâncias e caminhões-pipas. Leia mais.

"A presença de forças estrangeiras e de interferência nos assuntos internos do Bahrain é inaceitável, e isso servirá para complicar mais a situação", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano em uma entrevista à imprensa.

A maioria das famílias reinantes no Golfo é sunita, e o não-árabe Irã é o principal poder xiita na região. O Irã tem negado as acusações de que estaria apoiando ativistas na maioria xiita no Bahrain. Leia mais.
Tropas sauditas, em uma coluna de veículos blindados, se dirige para o Bahrain (Reuters).

Nenhum comentário:

Postar um comentário