Antuérpia, na Bélgica, um dos maiores portos da Europa, tem interesse em contribuir com a reorganização do setor portuário no Brasil. "Queremos
trocar experiências e conhecimento sobre como desenvolver portos", diz
Eddy Bruyninckx, presidente do porto de Antuérpia, situado na região de
Flandres, no norte do país. Hoje [31/8], Bruyninckx recebe comitiva liderada
pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro da
Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino. [O movimento de carga em containers do porto de Antuérpia em 2011 foi de 104,8 milhões de toneladas, contra 3 milhões de toneladas do porto de Santos. Em 2010, o porto de Antuérpia era o 14° do mundo em movimento de carga em containers, e o de Santos era o 44°.]
A comitiva brasileira iria conhecer o porto, o segundo maior da Europa
em volume, com 187,1 milhões de toneladas movimentadas em 2011. O
primeiro do ranking foi Rotterdã, na Holanda, com 434,5 milhões de
toneladas no ano passado, que também deve ser visitado pelos ministros
brasileiros.
A autoridade portuária de Antuérpia vê oportunidades para troca das
melhores práticas na gestão de portos com o Brasil. O porto controla uma
subsidiária, a Porto de Antuérpia Internacional, que expandiu as
atividades além das fronteiras de Flandres e focou em países emergentes,
entre os quais estão Índia e o próprio Brasil. O porto de Antuérpia é
controlado pela cidade homônima, mas tem uma estrutura de governança
independente e liberdade para celebrar acordos e contratos comerciais. Uma das atividades desenvolvidas pela autoridade portuária de Antuérpia
foi a instalação de um centro de treinamento para receber profissionais
estrangeiros ligados à atividade portuária. Foram treinados 230
profissionais do Brasil e outros técnicos brasileiros vão passar por
temporadas de uma a duas semanas, em Antuérpia, em 2013.
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