terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sonhar intencionalmente com problemas pode levar a soluções, diz psicóloga (I)

Freud pode ter sido o especialista em interpretar que ansiedades e desejos profundos estão contidos nos sonhos, mas uma pesquisa recente encontrou um um objetivo ou propósito completamente diferente para o estado da mente enquanto dormimos. De acordo com a psicóloga Deirdre Barrett, da Escola Médica de Harvard, sonhos têm produzido alguns dos pensamentos mais criativos da história. Ela cita Mendeleev surgindo com a forma final de sua famosa tabela periódica, Mary Shelley tramando as duas cenas principais de Frankenstein, e vários músicos -- incluindo Beethoven e Paul McCartney -- que acordaram com melodias em suas cabeças. Somando a isso, "o apelo de Mahatma Gandhi para um protesto sem violência" que, diz ela, "foi inspirado por um sonho".

Barrett cita estudos recentes, nos quais o sono no ciclo REM (Rapid Eye Movement -- movimento rápido dos olhos), quando os sonhos ocorrem, foi mostrado como de consolidação de aprendizado novo, recente, e de solução de problemas.  Ela oferece estas sugestões passo-a-passo sobre como usar sonhos para resolver problemas: escreva de que trata o assunto, deixe a anotação ao lado de sua cama, e então lhe dê uma olhada de uns poucos minutos antes de ir para a cama. Uma vez acomodado para dormir, visualize o problema e, quando  começar a dormir diga a si mesmo que quer sonhar sobre (ou com) ele. Quando acordar,  permaneça deitado por um minuto, tente lembrar-se de quaisquer sonhos que tiver tido e descreva-os por escrito.  Continue, não desista, e se você for um felizardo surgirá com a 10ª sinfonia de Beethoven.

[O texto acima é o resumo supercompacto, feito por Margareth Shapiro e Associated Press para o The Washington Post de 07/11/11, do artigo de 8 páginas intitulado "Answers in Your Dreams" ("Respostas em seus Sonhos") da psicóloga Deirdre Barrett, publicado na edição de Nov/Dez da revista Scientific American, cujo texto completo só está disponível para os assinantes da revista ou para quem fizer o download pago do artigo. O resumo acima é uma porcaria, e mostra o absurdo poder de que se reveste um(a) repórter para esculhambar um texto sério. Tentarei mostrar a seguir algo mais fiel à letra e ao espírito do texto da psicóloga].

À guisa de subtítulo, a Dra. Deirdre Barrett diz que quando você adormece você entra em um estado de consciência alternativo, um tempo ou momento em que a inspiração verdadeira pode ocorrer. Ela diz que sonhos são simplesmente o pensamento em um estado bioquímico diferente. Continuamos focados em todos os mesmos assuntos que nos preocupam enquanto estamos acordados.

Quando jovem matemático nos anos 1950s, Don Newman ensinava no Massachussetts Institute of Technology juntamente com a estrela em ascensão na época e futuro prêmio Nobel, John Nash. Newman tinha estado tentando resolver um determinado problema: "Tentava chegar a um lugar com aquilo, tentava, tentava, e simplesmente não conseguia",  lembrava ele.  Uma noite, Newman sonhou que estava refletindo sobre o problema quando Nash apareceu. O sonolento Newman relatou detalhes do enigma para Nash e indagou-lhe se sabia da solução. Nash explicou-lhe como resolver o problema. Quando acordou, Newman percebeu que ele tinha a solução! Ele passou as semanas seguintes passando para o papel a solução formal daquilo, e seu artigo foi publicado em um jornal de matemática.

Newman dificilmente é um caso isolado de fazer um avanço ou uma descoberta prática durante uma noite de sono. A psicóloga cita em seus artigos vários exemplos de gente famosa -- além dos mencionados no resumo acima -- que encontraram o que procuravam ou descobriram coisas fantásticas enquanto dormiam.

Ainda assim, sonhos tão frequentemente parecem bizarros, incoerentes, ou mesmo triviais. Por décadas, cientistas têm se intrigado sobre como os sonhos podem apresentar características tão diversas. A pesquisa está começando a sinalizar que os sonhos são simplesmente o pensamento em um estado bioquímico diferente. As demandas psicológicas do dormir alteram a maneira de funcionar do cérebro. Sonhos podem parecer bizarros ou sem nexo porque a química do cérebro adormecido afeta a maneira como percebemos nossos pensamentos -- não obstante isso, continuamos focados em todos os mesmos assuntos que nos preocupam enquanto estamos despertos. Esse inusitado estado de consciência é, frequentemente, uma bênção para a solução de problemas -- ele nos ajuda a encontrar soluções fora dos nossos padrões normais de pensamento.  Seguindo passos simples, podemos até nos aproveitar dessa força, encorajando nosso cérebro adormecido a ruminar determinados problemas ou preocupações.

[Continua na postagem seguinte].

Nenhum comentário:

Postar um comentário