quinta-feira, 10 de novembro de 2011

UE reduz drasticamente previsão de crescimento e alerta para risco de nova recessão

A União Europeia cortou drasticamente suas previsões de crescimento para os países da zona do euro no próximo ano – de 1,8% para 0,5%.

O vice-presidente para assuntos econômicos e monetários da Comissão Europeia, Olli Rehn, alertou nesta quinta-feira que "a economia parou de crescer na região", e que existe agora o risco de uma nova recessão na zona, que é formada por 17 países. A previsão de 1,8% havia sido feita em março. Economistas temem que a Europa possa voltar a entrar em recessão dois anos depois de começar a se recuperar da última crise financeira global.


A Comissão Europeia avalia que se não houver mudança nos gastos italianos, a dívida pública do país permanecerá em 120,5% do PIB em 2012. A Itália conseguiu levantar 5 bilhões de euros no mercado nesta quinta-feira, mas com juros de 6,087% por um ano. Na quarta-feira, os juros dos títulos de dez anos da Itália ultrapassaram 7%, mas depois caíram para 6,98%. Analistas acreditam que com juros neste patamar, a Itália não terá condições de pagar a sua dívida e terá de recorrer a ajuda externa.

A falta de crescimento prejudica a Europa em um momento em que o continente tenta lidar com a crise da dívida pública de diversos países. Portugal, Grécia e Irlanda recorreram a empréstimos para conseguir honrar seus compromissos, e agora a Itália está ameaçada de também precisar de um resgate. A diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, alertou que a falta de clareza política na Europa está provocando instabilidade financeira nos mercados.

Nesta quinta-feira, os mercados asiáticos fecharam em queda, em resposta às incertezas europeias. Houve queda nas bolsas do Japão (2,9%), Hong Kong (5,3%) e Coreia do Sul (4,9%). Às 11h45 na capital britânica (9h23 no horário de Brasília), as bolsas de Frankfurt e de Paris operavam em leve alta. Já a bolsa de Londres registrava queda de 0,39%. O premiê britânico, David Cameron, disse que os "líderes da zona do euro precisam agir agora" e que "quanto maior for a demora [em agir], maior será o perigo".

Os problemas na Europa também fizeram com que a Agência Internacional de Energia reduzisse a sua previsão de demanda mundial por petróleo. "A constante ameaça de colapso financeiro amplo decorrente da piora no cenário na Grécia e Itália gerou uma série de manchetes diárias que injetou alto nível de volatilidade", afirmou a agência, em nota. "Mercados de petróleo estão intrinsecamente ligados à deterioração da situação da dívida europeia, dado o impacto nos mercados financeiros, o maior risco de recessão global e o decorrente potencial de queda da demanda por petróleo".

O euro continuou enfraquecido na quinta-feira, atingindo US$ 1,35 – a cotação mais baixa diante do dólar em um mês. Diante das incertezas, investidores estão se desfazendo dos seus ativos baseados na moeda europeia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário