O vídeo, que faz parte desta postagem, foi feito usando-se dados de sinal de radar do Goldstone Solar System Radar da NASA -- nessa ocasião, o asteropide, conhecido como 2005YU55, estava aproximadamente a 534.000 km da Terra.
O "encontro" -- sob o ponto de vista astronômico -- entre a Terra e esse corpo celeste estava programado para ontem, terça-feira. De acordo com a BBC, esse será o maior asteroide que já vimos desde 1976. Não é a primeira vez que essa específica rocha espacial nos dá o ar da graça, mas é o mais próximo que já chegou de nós desde sua passagem anterior há dois séculos atrás.-- Desta vez, especialistas previram que a aproximação máxima se daria às 18h28 "ET" (Earth Time), quando o asteroide estaria a 125.000 km do nosso planeta.
Mas, não se precipite Harold Camping [um americano desmiolado, que previu que o mundo acabaria em 21/5/11]. Se O Fim está próximo, não será devido a esse asteroide. Fontes da NASA dizem que ele não apresenta nenhum perigo, e sequer será visível a olho nu. Ou, para aqueles que gostam de receber garantias em termos mais científicos: "2005YU55 não pode atingir a Terra, pelo menos no intervalo de tempo em que podemos computar movimento de forma confiável -- o que se estende por várias centenas de anos", disse Lance Brenner, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.
Mas, vamos dar um mergulho no hipotético. Especialistas falaram à CNN sobre um cenário potencial de um dia de Juízo Final: -- Se o asteroide colidisse com a Terra, causaria uma explosão equivalente a 4.000 megatons e um terremoto de magnitude 7.0 na escala Richter, de acordo com especialistas da Universidade de Purdue. Se caísse no mar, provocaria um tsunami de 20 m de altura em um raio de 96 km do local de impacto.
O asteroide ficará por perto até quinta-feira, e depois seguirá o destino dos asteroides (para além das órbitas de Marte e Vênus, diz o National Geographic). A humanidade terá seu próximo encontro de perto com um corpo espacial desse porte em 2028, segundo a NASA.
Primeiro vídeo do asteroide 2005 YU55 liberado pela NASA (Fonte: YouTube).
Vídeo explicativo sobre a órbita e a trajetória do asteroide 2005 YU55 (Fonte: YouTube) -- Atenção: som alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário