A FAA tem investido milhões de dólares na melhoria e modernização de um aeroporto em Arba Minch, Etiópia, onde construiu um pequeno anexo para abrigar uma esquadrilha de VANTs que podem ser equipados com mísseis Hellfie e bombas guiadas por satélites. Os Reapers iniciaram suas missões de voos no início deste ano, sobre a vizinha Somália, onde os EUA e seus aliados na região têm tido como alvo o al-Shabab, um grupo militante islâmico ligado à al-Qeda.
Consciente do desastre de 1993 na operação Black Hawk Down, em que dois helicópteros militares americanos foram abatidos e 18 americanos mortos na capital somaliana de Mogadicio, a administração Obama tem evitado deslocar tropas para esse país. Como consequência, os EUA têm se apoiado em ataques mortíferos de VANTs, uma presença crescente da CIA em Mogadicio, e em missões em pequena escala realizadas por Foças Especiais americanas. Além disso, os EUA têm aumentado o financiamento e o treinamento de forças de manutenção da paz africanas na Somalia, que lutam contra o al-Shabab.
O Washington Post informou no mês passado que o governo Obama está construindo uma constelação de bases secretas de VANTs na Península Arábica e no Chifre da África, incluindo uma na Etiópia. No entanto, a localização da base etíope e o fato de que ela se tornou operacional este ano não haviam ainda sido divulgados anteriormente. Algumas bases na região têm sido usadas na realização de missões contra o ramo da al-Qeda no Iêmen.
Vejam postagem anterior sobre o uso de VANTs na Somália.
As ilhas Seychelles (no Oceano Índico ocidental), onde os EUA haviam estacionado temporariamente VANTs MQ-9 sob a autoridade operacional do Comando Africano americano, abrigam agora uma base na qual uma pequena esquadrilha de VANTs "caçadores-matadores" retomou suas operações em setembro (Foto: Comando Africano dos EUA/Major Eric Hillard).
Militantes do al-Shabab, alvo dos EUA e seus aliados no leste da África (Foto: The Washington Post).
Localização da nova base de VANTs na Etiópia (Mapa: The Washington Post).
Militantes do al-Shabab, alvo dos EUA e seus aliados no leste da África (Foto: The Washington Post).
Localização da nova base de VANTs na Etiópia (Mapa: The Washington Post).
Nenhum comentário:
Postar um comentário