segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia D, de Drummond

Para o Instituto Moreira Salles (IMS), não existe nenhuma pedra no caminho. Afinal, hoje, dia do aniversário de Carlos Drummond de Andrade (nasceu em 1902), foi transformado pela entidade que cuida do precioso acervo do poeta no Dia D - Dia Drummond, que passa a figurar no calendário cultural do País.

O IMS preparou uma programação diversificada, que se espalha por diversas capitais brasileiras. Um dos destaques será a exibição do filme Consideração do Poema, produzido pelo IMS justamente para a data, no qual nomes importantes da cultura brasileira leem poemas de Drummond, entre eles Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Hatoum, Fernanda Torres, Adriana Calcanhotto, Cacá Diegues, Antonio Cícero, Paulo Henriques Brito e Marília Pêra.

Para comemorar a data, o Estadão preprarou um documentário fotográfico com poemas recitados por Paulo Autran, além de crônicas publicadas pelo poeta no Jornal da Tarde na década de 1980.

[Drummond é uma fígura ímpar da nossa literatura, capaz de voos inimagináveis se nos fiarmos apenas em seu físico mirrado e em sua formação humana. Já em junho de 2010 fiz postagem sobre ele -- quem ainda não o leu não sabe o que está perdendo.]

Carlos Drummond de Andrade (Foto: AE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário