Consumidores nos Estados Unidos e no Canadá abriram processos contra a Research in Motion por uma paralisação que se prolongou por dias nos serviços dos aparelhos BlackBerry, em um problema de escala global
ocorrido no começo do mês. A queda geral do sistema deixou milhões de usuários do BlackBerry
frustrados e desprovidos de acesso a e-mails, mensagens instantâneas e
navegação online, em cinco continentes.
Os co-presidentes executivos da RIM pediram desculpas aos milhões de
usuários do BlackBerry pela paralisação de quatro dias que maculou a
imagem da empresa e retardou seus esforços para recuperar o terreno
perdido para a Apple e outros rivais no ramo de smartphones.
O processo nos Estados Unidos, protocolado em um tribunal federal de
Santa Ana, Estado da Califórnia, foi apresentado em nome de todos os
proprietários de BlackBerry com contratos ativos de e-mail, Internet e
mensagens que tenham sofrido interrupções de serviço. Nele, a RIM é acusada de violação de contrato, negligência e enriquecimento indevido.
O processo canadense, aberto na quarta-feira junto ao tribunal superior
de Quebec, representa os proprietários canadenses de BlackBerry que
tinham contratos ativos no momento da paralisação. A petição alega que a RIM não restituiu os prejuízos que os usuários
sofreram com a paralisação dos serviços e que “precisa assumir plena
responsabilidade por esses danos”.
Mensagens encaminhadas à RIM solicitando comentários não foram respondidas imediatamente.
O processo dos Estados Unidos foi aberto por Eric Mitchell, morador de
Sherman Oaks, Califórnia. Embora ele não tenha contrato direto com a
RIM, ele pagou pelo uso dos serviços exclusivos do BlackBerry como parte
de seu contrato com a operadora de telefonia móvel Sprint, de acordo
com a queixa. Isso faz com que tenha um “contrato implícito” com a RIM, o processo
alega, acrescentando que com a paralisação, entre 11 e 14 de outubro,
Mitchell “pagou por um serviço que não recebeu”.
Os queixosos buscam desde compensação em dinheiro pelos serviços pagos à
companhia até honorários de advogados e outras despesas legais. O processo norte-americano estima que a RIM fature pelo menos 3,4
milhões de dólares por dia no país em receita de serviços, coletados
através de operadoras como Sprint e Verizon. O tamanho de uma ação judicial nos EUA incluiria 2,4 milhões de pessoas
apenas na Califórnia, segundo os autos da queixa protocolada.
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