O texto abaixo é de autoria de Rodrigo Martins e foi publicado em 13/10 no blog Link, do jornal O Estado de S. Paulo.
“Xingar muito no Twitter” virou frase feita na rede. E na hora de
reclamar seus direitos de consumidor, é a melhor saída. Por que? As
empresas não querem ter suas imagens arranhadas. Se você ligar no 0800,
só você, o atendente e a empresa saberão. Idem no Procon.
No Twitter e no Facebook, por outro lado, a reclamação se espalha entre
seus amigos e estranhos. E as empresas saem correndo para resolver o
problema para não correr risco de perder clientes.
A Folha
publicou o tempo médio de resposta pelas redes sociais e nos canais
tradicionais. Espantem-se: quem reclama pelo Twitter, tem resposta até
8,4 mil vezes mais rápida do que pelo Procon. Pelo Facebook, até 1,4
mil. Vamos à tabela:
- Twitter: resposta entre 5 min. e 2 horas; resolução do problema em até 24h
- Facebook: resposta entre 30 min e 6 horas; resolução em até 24h
- Chat: resposta em até 5 dias úteis; resolução em mais de 5 dias úteis
- 0800: resposta em até 5 dias úteis; resolução em mais de 5 dias úteis
- Procon: resposta em até 1 mês; sem prazo para resolução
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