- Pesquisadores transformam células do sangue menstrual em embrionárias -- Médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), em parceria com o Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiram transformar células do sangue menstrual em células-tronco pluripotentes induzidas (iPS, na sigla em inglês) - reprogramadas para terem as mesmas características de células embrionárias.
- Dissertação de mestrado viabiliza construção de casa resistente a terremotos -- Sob a orientação dos professores Henor Artur de Souza (DECAT / EM) e Ernani Carlos de Araújo (DECIV / EM), a mestranda Cristina Evangelista, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROPEC) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), defendeu, no último dia 20, sua dissertação de mestrado "Sistema de cobertura com pórticos de estabilizações bidirecionais em perfis metálicos de seção circular com costura para construção residencial industrializada". A pesquisa trata de viabilizar a construção de casas industrializadas que tenham grande resistência a terremotos ou tornados e furacões com ventos de até 200 km/h.
- Nanomaterial brasileiro converte luz ultravioleta em visível -- Uma pesquisa franco-brasileira resultou no desenvolvimento de um nanomaterial que possibilita a conversão da luz ultravioleta (UV) em luz visível. Associado com uma fonte de luz UV, o nanomaterial inibe a emissão dos raios que prejudicam ou incomodam a visão humana.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Avanços da ciência, aqui e lá fora (77)
Marcadores:
Brasil,
Cenário Internacional,
Cenário Nacional,
Ciência,
Tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário