domingo, 16 de outubro de 2011

Mecenas brasileiro está na lista dos mais poderosos no mundo das artes

O empresário Bernardo Paz, criador do Instituto Inhotim, é o único brasileiro na lista das cem pessoas mais poderosas do mundo das artes, divulgada nesta quinta-feira pela prestigiosa revista Art Review. A compilação da Art Review inclui artistas, críticos de arte, mecenas e donos de galeria, a maioria deles de nacionalidades americana ou europeia.

Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), cidade próxima a Belo Horizonte, tornou-se uma referência no mundo da arte contemporânea. [Quem já esteve em Inhotim volta de lá impressionado e encantado].

Em recente entrevista ao jornal O Globo, Paz – 76º colocado na lista da Art Review – disse que sua intenção era criar um local "para a eternidade" e "onde as pessoas podem vir e trabalhar sem pressa, cercadas de pássaros".

Quem encabeça a lista é o artista dissidente chinês Ai Weiwei. Crítico aberto do sistema político chinês, ele foi mantido em prisão domiciliar por mais de dois meses neste ano. Segundo as autoridades chinesas, ele foi preso por evasão de impostos, mas sua família opina que a intenção do governo chinês era o de impedir seu ativismo.

"A prisão de Ai e as reações que se seguiram a ela só fizeram aumentar o apetite do público já interessado em ver seu trabalho", diz o texto da Art Review, agregando que o artista mantém uma programação "intensa" de exibições. Em entrevista à BBC, Ai disse que se sente frágil, e não poderoso, e que considera responsabilidade de todo artista proteger a liberdade de expressão.

O governo chinês reagiu imediatamente à distinção dada a Ai Weiwei pela  Art Review, acusando a revista de "preconceito político". O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Lin Weimin, disse a jornalistas que considerava que a revista havia escolhido Ai Weiwei devido à controvérsia internacional que se seguiu à sua detenção. "A China possui muitos artistas com capacidade suficiente. Consideramos que uma escolha feita exclusivamente com base em preconceito e perspectivas políticos violou os objetivos da revista", disse ele.

Edgard de Souza- Sem Título - Instituto Inhotim (Fonte: Google).

Galeria Adriana Varejão - Instituto Inhotim (Foto: Divulgação).

Galeria Adriana Varejão - Instituto Inhotim (Foto: Divulgação).

Roberto Burle Marx - Guaratiba - 1989 - Instituto Inhotim (Foto: Divulgação).

Tunga - True Rouge (redes, madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escovas limpa-garrafa, feltro, bolas de cristal) - 1997 (Foto: Divulgação).

O chinês Ai WQeiwei, o mais poderoso do mundo das artes (Foto: Reuters).

Nenhum comentário:

Postar um comentário