A Research in Motion (RIM), ainda irritada por se ver forçada a mudar o nome
de um sistema operacional que nem mesmo entrou em operação, enfrenta contestação de marca semelhante ao seu popular serviço de mensagens instantâneas BlackBerry Messenger. O serviço, que permite que usuários do BlackBerry troquem mensagens de
texto e arquivos, e verifiquem quando foram entregues e lidos, é
amplamente conhecido e promovido pela RIM com o uso da sigla BBM.
Isso incomodou a BBM Canada, uma empresa de mensuração de audiência
radiofônica e televisiva que contestou esse uso em um processo aberto em
fevereiro. O presidente-executivo da empresa, Jim MacLeod, diz que quer que a RIM
deixe de usar a sigla BBM em sua publicidade, mas também que poderia
considerar uma mudança de nome, pelo preço correto. “Temos de ser práticos; eles operam em todo o mundo e nós não. Mas não
estamos preparados para simplesmente abrir mão de nosso nome”, disse
MacLeod.
A RIM lançou seu serviço de música BBM Music nos últimos meses e
promoveu fortemente aplicativos desenvolvidos fora da empresa que o
combinam ao seu serviço de mensagens instantâneas. “Estou certo de que para uma grande empresa os números parecem pequenos,
mas para nós eles importam”, disse MacLeod. A BBM Canada tem cerca de
650 funcionários, ante os 17 mil da RIM.
No começo do mês, a RIM abandonou a identificação “BBX” para seu novo
sistema operacional depois de a Basis International, dos Estados Unidos,
obter uma liminar que proibia o uso da marca. A RIM decidiu mudar o
nome da plataforma para BlackBerry 10.
A BBM Canada foi estabelecida em 1994 como Bureau of Broadcast
Measurement, e mudou seu nome para BBM Canada no começo dos anos 90,
disse MacLeod. A companhia, controlada por um grupo de redes de mídia
eletrônica e anunciantes, tem faturamento anual de cerca de US$ 50
milhões, ante US$ 5 bilhões em vendas para a RIM no trimestre passado. A Industry Canada negou o pedido de registro da marca registrada BBM,
apresentado pela RIM em 2009, e informou que a marca já estava em uso.
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