Hackers que desativaram sites na Internet ao sobrecarregá-los com tráfego podem usar a mesma técnica contra computadores que controlam sistemas de comutação na rede ferroviária, afirmou um especialista em
segurança durante uma conferência em Berlim. Stefan Katzenbeisser, professor da Universidade Técnica de Darmstadt, na
Alemanha, afirmou que os sistemas de computação sofrem o risco de
ataques de “negação de serviço”, que podem causar longas interrupções em
sistemas ferroviários. “Os trens não poderiam colidir, mas o serviço pode ser interrompido por um bom tempo”, disse Katzenbeisser durante o evento.
Campanhas de “negação de serviço” são uma das formas mais simples de
ciberataques: hackers recrutam grandes números de computadores a fim de
sobrecarregar o sistema almejado com tráfego. Hackers usaram a técnica em questão para atacar sites de instituições
governamentais ao redor do mundo, além de sites corporativos.
Os sistemas de comutação de ferrovias, que permitem que trens sejam
guiados de um trilho para outro em uma junção de ferrovias, foram
separados historicamente do mundo da Internet, mas a comunicação entre
trens e comutadores é, cada vez mais, gerenciada pela tecnologia
wireless.
Katzenbeisser disse que a GSM-R, tecnologia móvel usada para trens, é mais segura que a GSM, usada em telefones.
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