O tão esperado lançamento do iPhone 4S ajudou a Apple no que diz
respeito a participação de mercado nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha,
mas a fabricante está perdendo terreno no restante da Europa, segundo
dados da empresa de pesquisas Kantar Worldpanel ComTech divulgados nesta
quinta-feira, 22. “Na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na Austrália, o novo iPhone
continua evaporando das prateleiras por causa do Natal. No entanto, essa
tendência nem de longe é mundial”, disse o diretor de análise de
consumo global, Dominic Sunnebo.
O mercado de smartphones é atualmente dominado pelo Google, que revolucionou o segmento ao lançar a plataforma Android. A fatia de mercado da Apple nas 12 semanas até o fim de novembro subiu
para 36% nos Estados Unidos, contra 25% um ano antes, enquanto na
Grã-Bretanha cresceu de 21% para 31%, segundo a Kantar. A participação da empresa caiu de 29% para 20% na França em um ano. Na
Alemanha, cedeu de 27% para 22%, com quedas similares na Itália e
Espanha. “O mercado francês está mostrando um sinal crescente de sensibilidade a preços”, afirmou Sunnebo.
Em parte, as vendas na Europa do modelo mais caro da Apple foram prejudicadas pela economia fraca em todo o continente.
O Google teve participação de mercado entre 46 e 61% em todos os
mercados. Fabricantes de celulares como Samsung Electronics, Sony
Ericsson, LG Ericsson e Motorola Mobility utilizam a plataforma Android. “Na Alemanha, o Android liderou ao alcançar 61% das vendas de
smartphones nas últimas 12 semanas, sendo o Samsung Galaxy S II o
aparelho mais vendido”, acrescentou Sunnebo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário