sábado, 10 de agosto de 2013

A história do ReclameAqui

[Para aqueles que, como eu, tem ojeriza das redes sociais como ferramenta para o que quer que seja, sites como o ReclameAqui funcionam que é uma beleza. Já o utilizei para resolver um problema de agendamento de visita técnica com a Sky; depois de perder a paciência com o SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente (esta sigla está incompleta, na realidade ela geralmente é um SACO), botei a boca no trombone no ReclameAqui e em 24 h a Sky apareceu na minha casa. Segue abaixo a história resumida desse site (www.reclameaqui.com.br).]

É hábito cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros checar as empresas antes de fechar uma compra ou contratar um serviço. Essa é a principal atividade no ReclameAqui, o maior site de atendimento ao consumidor do Brasil. Criado em 2001, o site recebe diariamente cerca de 500 mil consultas de consumidores que querem saber mais sobre a reputação das empresas. “As empresas adoram o ReclameAqui. São essas consultas que geram as vendas”, afirma Maurício Vargas, fundador e presidente do site.

Vargas começou o ReclameAqui depois de reclamar e ser ignorado por uma companhia aérea. Um voo entre Campo Grande (MS) e São Paulo atrasou e teve overbooking. Vargas era um dos passageiros e perdeu uma oportunidade de negócio na capital paulista por causa disso. Reclamou de todas as formas possíveis com a companhia aérea, que não se importou. Foi então que criou uma página na internet para que outros consumidores indignados como ele pudessem reclamar.

No começo, não deu certo. No primeiro ano, foram menos de 29 reclamações – não atendidas. Mas, aos poucos, as reclamações aumentaram e apareceram mais na internet. As empresas começaram a ficar preocupadas com sua imagem e passaram a responder aos consumidores via ReclameAqui. Hoje, a empresa registra cerca de 10 mil reclamações por dia, com um índice de 72% de resolução. Vargas costuma dizer que a multa do ReclameAqui para as empresas que não respeitam o consumidor é aplicada em sua imagem. “A reputação está ficando mais importante do que o preço”, afirma.

O site hoje tem mais de 70 mil empresas cadastradas que podem ser consultadas.

Um comentário:

  1. Fiquei 3 semanas sem uma das fases que a Ampla deveria GARANTIR no sítio trifásico onde moro. Um verdadeiro inferno. Depois de horas no telefone e com mais de uma dezena de protocolos anotados, tentei o ReclameAqui. Não faço mais outra coisa. Virei sócio atleta do site. Parece milagre, e eu não estou exagerando.

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