sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sob pressão, Japão interrompe sua atual caça às baleias

Como consequência das pressões exercidas pela associação de defesa do meio ambiente Sea Shepherd o Japão decidiu interromper prematuramente sua temporada de caça às baleias na Antártida neste inverno, declarou ontem o ministro japonês da agricultura e da pesca. Os militantes daquela organização, localizada nos EUA, perseguem todos os anos em seus próprios navios os baleeiros japoneses para impedí-los de capturar e matar os cetáceos. O ministro acrescentou que a interrupção visou assegurar a segurança das tripulações e dos navios, mas que o país deverá tomar medidas para impedir esse tipo de importunação.

Segundo a televisão estatal NHK, os baleeiros japoneses não capturaram até agora mais que 170 baleias, ou seja apenas um quinto de seu objetivo de 850 desses animais. A cada ano os japoneses capturam várias centenas de baleias na Antártida sob o pomposo nome de "pesquisa científica", prática tolerada pela Comissão Baleeira Internacional, que vetou a pesca desses cetáceos desde 1986. A Austrália submeteu em junho o assunto à Corte internacional de justiça para obrigar o Japão a por um fim ao seu programa de caça, alegando que esse país viola sua "obrigações internacionais".

O Japão vem pressionando a Austrália, a Nova Zelândia e a Holanda por não impedirem a atuação da Sea Shepherd, já que esses três países permitem que essa associação registre seus navios sob suas bandeiras ou permitem que ela utilize seus portos. Leia mais.
Um navio japonês captura uma baleia na Antártida, em 2006 (AFP/Jeremy Sutton-Hibbert).

Nenhum comentário:

Postar um comentário