Quem achou que o título se refere ao hipercontrovertido projeto do trem-bala brasileiro e ao crescente e altamente questionável envolvimento financeiro do governo para tentar viabilizá-lo, se enganou redondamente: trata-se do projeto do governo Obama para implantar um sistema com esse tipo de transporte nos EUA...
Obama propõe gastar 53 bilhões de dólares em seis anos para construir um sistema ferroviário nacional de alta velocidade. Em outras palavras, segundo Robert Samuelson, do Washington Post, o governo federal pagaria esse montante aos estados para construir redes ferroviárias que perderiam então dinheiro, muito dinheiro, agravando assim os apertos orçamentários do governo federal ou dos governos estaduais, dependendo de quem vá arcar com os prejuízos.
Em um artigo publicado hoje no Washington Post, o colunista Robert Samuelson considera extremamente irresponsável que o governo federal enfraqueça as já pobres perspectivas orçamentárias de longo prazo dos estados, assediando-os com recursos que geram empregos de curto prazo. E o pior, diz ele, é que esse projeto ferroviário lança dúvidas sobre o compromisso do governo Obama de reduzir grandes déficits orçamentários -- como pode ele controlar déficits se continua propondo programas com grandes dispêndios? Leia mais.
Guardadas as devidas proporções, tudo o que é criticado no artigo do Samuelson aplica-se integralmente ao famigerado trem-bala tupiniquim, outra herança maldita de Lula, o Nosso Pinóquio Acrobata, infelizmente encampada e estimulada por Dilma Rousseff.
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