domingo, 27 de fevereiro de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (43)

  • Inpe grava as primeiras imagens coloridas de raios em alta resolução -- O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) gravou -- pela primeira vez no Brasil -- imagens de raios em alta resolução e coloridas, por meio de câmeras de alta velocidade. Com isso, novas características dos raios poderão ser descobertas, contribuindo significativamente para a prevenção e proteção contra esse fenômeno atmosférico. Leia mais.
  • Cristalografia robotizada --  O Brasil tem todas as condições para contribuir com os avanços tecnológicos no campo da automação que estão revolucionando as pesquisas para a descoberta de novos fármacos a partir da síntese de novas moléculas, diz Otávio Thiemann, do Instituto de Física de São Carlos(IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). Leia mais.
  • Robôs fazem ciência -- Criar máquinas capazes de realizar novas descobertas é algo que está saindo do campo da ficção científica. O Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Gales (Reino Unido) trabalha há mais de uma década no desenvolvimento de Adão e Eva, um par de robôs, cujo objetivo é diminuir o tempo dos ensaios em laboratório para o desenvolvimento de novos fármacos. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário