quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os girassóis de Van Gogh estão perdendo sua maravilhosa cor

O Globo de hoje reproduz trechos de um interessante artigo do jornal espanhol El País do dia 14 deste, sobre uma preocupante degradação do amarelo brilhante dos quadros de Van Gogh. Esse amarelo vibrante, uma das características marcantes desse fantástico pintor, já não é mais tão brilhante como quando foi originalmente pintado e tende a tornar-se marrom. Essa degradação, que afeta outras cores e outros pintores do final do século XIX, se deve a uma complexa reação química detetada por vários laboratórios europeus, incluindo o grande síncroton de Grenoble (ESRF).




Amostras muito pequenas de pinturas analisadas por cientistas de quatro países confirmaram a ocorrência desse processo, o que abre caminho para possíveis medidas para evitá-lo, como a proteção contra a luz solar e os raios ultravioletas. Leia mais.

O quadro Ribeira do rio Sena, de Van Gogh, tal como está hoje (no centro), recriação de seu aspecto original em 1887 (à esquerda) e como deverá estar em 2050 (à direita). Na parte inferior da foto, imagens da pesquisa realizada no ESRF (ESRF/Antwerp University/Van Gogh Museum).


Nenhum comentário:

Postar um comentário