sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dois navios de guerra iranianos foram autorizados a atravessar o Canal de Suez

Segundo uma fonte próxima aos serviços de segurança egípcios, citada pela agência Reuters, as autoridades egípcias autorizaram hoje a passagem de dois navios de guerra iranianos pelo Canal de Suez. Essa informação foi liberada também pela televisão estatal egípcia.

Segundo a agência iraniana Fars essas duas belonaves transportam oficiais-alunos da marinha iraniana que devem desembarcar em um porto sírio, no contexto de sua formação profissional. Teerã assegurou que os dois navios não transportam material militar, nem componentes químicos ou nucleares. É a primeira vez depois da revolução islâmica de 1979 que um navio de guerra iraniano atravessa o Canal de Suez.

A autorização egípcia provocou inquitação em Israel. O ministro das Relações Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, já havia falado de "provocação" pouco depois que a marina egípcia anunciou que examinaria o pedido iraniano. Dirigentes israelenses de todas as tendências consideram o Irã como uma ameaça maior ao seu país, por causa do programa nuclear que o país estaria desenvolvendo. Leia mais.
Navio de guerra iraniano, do tipo que passará pelo Canal de Suez (AFP/Hossein Zohrevand).

Nenhum comentário:

Postar um comentário