segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O G-20 vai abordar o tema do "dinheiro quente" em sua reunião da semana que vem

A expectativa é de que, na reunião do G-20 da semana que vem, os líderes das 20 principais economias do mundo cheguem a um acordo sobre a necessidade de um novo sistema de supervisão dos fluxos internacionais de capitais -- mas a decisão sobre as diretrizes a serem para isso aplicadas e como impô-las pode tornar-se espinhosa. Neste ano é da França a presidência do Grupo.

Tendo como pano de fundo uma economia mundial instável, aqueles líderes planejam atacar a crise das dívidas na zona do euro, a política cambial, a regulação financeira, e um grande número de outros problemas que estão afetando por igual países ricos e pobres. Pode ser que discutam também como representar melhor os países que não pertencem ao G-20.

Um ponto de potencial convergência, segundo entrevistas de vários membros do G-20, é o da necessidade de criar novas condições sob as quais um país pode impor controles de capital. Leia mais.
Presidente Obama aperta a mão do presidente chinês Hu Jintao, após uma sessão de fotos do G-20 em Seul no outono passado (AP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário