segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reflexões sobre a democracia americana

Sob o título "Quando a democracia se enfraquece" o The New York Times publicou no dia 11 deste um artigo de Bob Herbert que cai como uma luva para um país do terceiro mundo, mas que surpreendemente se refere aos Estados Unidos.

Bob Herbert começa seu texto dizendo "enquanto as massas celebravam no Cairo, não pude deixar de meditar sobre o que está acontecendo com a democracia aqui nos Estados Unidos; acho que está apertada contra as cordas -- corremos o sério risco de nos tornarmos uma democracia apenas no nome". Diz ele que, enquanto milhões de americanos estão lutando contra o desemprego e um padrão de vida decrescente, as rédeas do poder real, efetivo, estão quase inteiramente nas mãos das elites corporativas e financeiras. Não importa o que os cidadãos comuns querem -- os ricos definem a música, e os políticos a dançam".

Na lista de problemas que afligem o povão e a democracia americanos ele cita ainda: as "obscenas" reduções de impostos e outros benefícios para os mais ricos, enquanto serviços essenciais e a rede de seguro social são reduzidos por políticos inescrupulosos sob a alegação de que "não podemos pagá-los"; - dezenas de milhares de funcionários públicos estão passando por sérios problemas; - Camden (New Jersey), uma cidade atingida em cheio pela criminalidade, demitiu metade da sua força policial; - Medicaid, o programa de benefícios de saúde para os pobres, está sob ataque selvagem de todos os lados; - os pobres, que estão sofrendo de forte depressão, nunca são ouvidos; - há notícias de que o grupo de Obama quer levantar um bilhão de dólares para a sua reeleição -- políticos envolvidos na busca desse tipo de dinheiro não estarão dispostos a tratar dos desejos e necessidades dos pobres, estarão ajoelhados frente aos ricos. Leia mais.

Enfim, lendo esse artigo tem-se a nítida impressão de que a maior potência do planeta vai acabar no Irajá ... Quem diria!
Bob Herbert (Damon Winter/The New York Times).

Nenhum comentário:

Postar um comentário