Fivela pode ser encontrada em três cores
- (Foto: Divulgação/Fonte: O Globo)
A Chicco e a Burigotto convocaram recall de 13 mil cadeiras de bebê para automóveis para substituição do fecho do cinto de segurança dos produtos. A Sabelt, líder no setor de segurança infantil e fabricante de cintos e fivelas, detectou que um modelo específico de fecho, utilizado por estas duas empresas em suas cadeirinhas, poderia apresentar um defeito de produção capaz de comprometer a segurança do artigo. No caso da Chicco, passarão por recall 7,8 mil cadeirinhas do modelo Auto-Fix, equipadas com o dispositivo de segurança Daphne 0 e vendidas entre 1° de janeiro de 2010 e 16 de maio de 2013. A Burigotto substituirá o fecho do cinto de segurança de 5,1 mil unidades dos modelos Burigotto Neonato, Peg-Pérego Tri-Fix K e Navetta XL, fabricadas entre janeiro de 2010 e maio de 2013. Segundo a Sabelt, a medida é apenas preventiva, pois não há registro de acidentes envolvendo os produtos.
A Chicco informou ao Ministério da Justiça (MJ) que as unidades afetadas
terão o fecho substituído em razão de risco de desprendimento do menor
do dispositivo de segurança, o que pode acarretar “graves lesões à
criança e aos demais ocupantes do veículo”. O mesmo problema foi
identificado no modelo Synthesis, que não é vendido no Brasil. Já a
Burigotto informou que, "o defeito detectado no fecho pode resultar na
abertura do cinto da cadeira/berço em caso de impacto do veículo", o
que, segundo o Departamento Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do
MJ, pode acarretar lesões graves às crianças e a demais ocupantes do
veículo.
Para confirmar se a cadeirinha precisa passar por recall, clientes da Burigotto devem entrar no site da empresa www.burigotto.com.br
e responder um questionário. Em caso afirmativo, têm de preencher um
formulário, disponível no mesmo endereço eletrônico, para receber no
endereço informado a nova fivela. Mais informações podem ser obtidas
pelo telefone 0800-770-2298.
Segundo o site da Chicco, os dois modelos afetados da empresa são
vendidos individualmente ou como componentes dos sistemas para passeio
(carrinho e cadeirinha) Trio Living, S3, Scoop e Tour 4. Clientes da
Chicco podem esclarecer dúvidas pelo 0800-200-0210, das 8h às 18h, de
segunda a sexta-feira, ou pelo site www.chicco.com.br.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou
troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se
houver dificuldade, o Ministério da Justiça recomenda aos clientes das
duas empresas que procurem um dos órgãos de proteção e defesa do
consumidor.
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