quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sombras sobre Pompéia e outros tesouros arqueológicos da Itália

Em novembro fiz uma postagem("A fantástica Pompéia"), comentando os riscos a que estão expostas as ruínas de Pompéia por absoluta desídia do governo italiano. A revista Newsweek que está nas bancas traz um artigo de duas páginas, que mostra que a situação é ainda mais grave do que parece e não se limita apenas a Pompéia, mas se estende praticamente a toda a Itália.

Em Pompéia, em novembro ruiu a Casa dos Gladiadores, como mencionado em minha postagem já referida; também em novembro grandes trechos do muro do jardim em torno da Casa do Moralista caíram, em duas ocasiões diferentes. No início de dezembro uma antiga loja e a Casa do Pequeno Lupanar foram reduzidas a pilhas de escombros. O governo procura jogar a culpa disso no excesso de chuvas do outono, mas especialistas afirmam que desde 2008 ocorreram 15 catástrofes mais sérias resultantes de negligência. Outros especialistas prevêem que a Pompéia que hoje conhecemos dificilmente existirá depois da próxima década.

Em outubro de 2009 a iniciativa privada resolveu responsabilizar-se pela limpeza do Coliseu, depois que o governo admitiu não dispor dos US$ 33 milhões que custaria a obra. Em maio, poucas horas antes do Coliseu ser aberto ao público ruíram três grandes pedaços do teto de uma de suas arcadas, despertando a preocupação de que todo esse antigo anfiteatro esteja sob risco. Em março, uma enorme seção do teto do famoso Palácio Dourado de Nero, em Roma, desmoronou, soterrando uma galeria interna e destruindo o teto abobadado dourado. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário