quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

China vende aviões militares à Bolívia, sem o veto dado pelos EUA ao Brasil para operação idêntica

Há alguns poucos anos a Embraer tentou vender seus aviões Super Tucanos de treinamento e interceptação para a Colômbia e a Venezuela, mas o negócio foi vetado pelos EUA -- um dos argumentos esdrúxulos alegados para o veto estava o de que aqueles aviões contêm equipamentos de tecnologia americana ... Mais uma vez, fomos tratados como gentalha e engolimos outro sapo "made in USA".

Eis que surge a China, com quem os americanos falam mais fino, e vende sem veto para a Venezuela e a Bolívia seu avião K8, de características praticamente idênticas às dos Super Tucanos. A Venezuela já opera sua esquadrilha, e a Bolívia começa a receber suas unidades em abril próximo. Resultado da "brilhante" estratégia americana e da nossa subserviência: o Brasil perdeu um negócio e uma posição estratégica, os EUA não tiveram outro ganho senão o de manter sua prepotência e nos humilhar mais uma vez, e a grande ganhadora nessa história é mais uma vez a China que, além de ganhar dinheiro, garantiu um importantíssimo espaço estratégico na aviação militar sul-americana. Quando criaremos vergonha na cara?!!
O caça subsônico Changdu-K8W-Karakorum vendido pela China à Venezuela e à Bolívia (este da foto é da Força Aérea Venezuelana).

3 comentários:

  1. Não entendo como os EUA não permitiram esta venda a Bolivia. Pergunto, como combater o narcotráfego sem aviôes?
    A Bolivia sem a DEA esta combatendo o narcotráfego com mais eficiência.
    Acho que devemos libertarnos dos EUA para crescer.

    ResponderExcluir
  2. O EMBRAER ALX Super Tucano,é um sucesso de vendas,equipa as forças aéreas de praticamente todos os países da região:Brasil,Colômbia,Chile,Equador...o Peru e o Paraguai também estão interessados...A Venezuela e a Bolívia, tiveram que se virar com os K8 chineses.só não compraram,por que não puderam.Por causa do veto americano...a Argentina,só não comprará porque tem os seus AT-63 PAMPA II novamente sendo fábricados na sua FADEA,já coseguiram fechar contratos de venda para A Força Aérea Argentina e Armada Argentina,além da Força Aérea da Alemanha e possivelmente para Força Aérea Uruguaia...já o nosso AlX SUPER TUCANO,até a Força Aérea Americana quer pra usar na Guerra do Afeganistão,querem comprar uns 200...conclusão:o Brasil,domina o mercado de aéronaves leves de ataque na América do Sul, com o ALX SUPER TUCANO,em segundo lugar vem a Argentina com seu AT-63 PAMPA II...

    ResponderExcluir