[Há praticamente dois anos atrás, fiz uma postagem sobre a perda de cor de obras de Van Gogh e de outros artistas devido a complexas reações químicas envolvendo as tintas usadas por eles. Agora, pesquisas recentes indicam uma associação entre esse problema e a iluminação a led utilizada por vários museus, conforme nos relata o Globo de hoje.]
Elas são algumas de suas obras mais conhecidas, e a cor amarela foi,
para Vincent van Gogh, um símbolo da felicidade. Então, a ideia de que
qualquer trabalho de sua vívida série de obras-primas em que retratou
girassóis está lentamente se tornando marrom certamente seria dolorosa
para o pintor holandês.
As renomadas telas estão entre as dezenas de obras que parecem estar
mudando de cor, e cientistas agora revelaram que isso vem acontecendo
por conta da exposição das peças a luzes de extrema eficiência
instaladas em galerias de arte e museus ao redor do mundo.
Marrom? Um dos quadros mais famosos de Van Gogh, “Girassóis”, tem o seu
amarelo característico escurecido pelas luzes de led do Museu Van Gogh,
em Amsterdã
- (Foto: Reuters).
Cientistas descobriram que o pigmento amarelo brilhante que se destaca
em várias obras de arte famosas torna-se instável sob a luz de led e,
com o tempo, ele vai se transformando em um tom de verde amarronzado.
Amostras de 14 trabalhos do período de 1887 a 1890 foram testadas para a
reação que afeta a cor da tinta a óleo conhecida como amarelo-cromo.
Ela foi usada por artistas do século XIX e encontrada em importantes
obras de Paul Cézanne e Paul Gauguin.
Pesquisadores, agora, aconselharam galerias e museus a reconsiderar o
uso da luz de led como uma medida de preservação para que as cores de
alguns quadros não sejam deterioradas no futuro.
Claus Habfast, do European Synchrotron Radiation Facility, na França, onde algumas das obras foram estudadas, disse: "As luzes de led parecem ter muitas vantagens, mas os museus devem
considerar seriamente a possibilidade de que quadros da era de Van Gogh
possam estar sendo afetados por elas. As pinturas que apresentam um
escurecimento moderado vão ter esse processo acelerado com o passar dos
anos. É claro que não é aconselhável colocar essas obras no escuro,
porque elas fazem parte do patrimônio cultural da Humanidade e o público
quer vê-las. Mas os museus precisam achar um equilíbrio".
A luz de led se tornou uma opção cada vez mais popular pelas
instituições artísticas nos últimos anos como uma alternativa a lâmpadas
fluorescentes. Ela também foi pensada como uma proteção para
fotografias, evitando os danos causados pelos efeitos de luz natural e
outras formas de iluminação. Mas uma série de testes impulsionados pelo
crescente medo dos curadores de que obras-primas estariam escurecendo
sugeriu que alguns tipos de led seriam a causa do problema.
Uma equipe de cientistas da França e da Alemanha usou a tecnologia de um
Raio-x ultrapoderoso para analisar os tons de amarelo brilhante em
pinturas de Van Gogh, Cézanne e Gauguin. A pesquisa concentrou-se em três tons da tinta amarelo-cromo, também
conhecida como cromato de chumbo. A forma mais comum deste pigmento,
próximo do amarelo, foi identificada como quimicamente estável. Mas as
outras duas variações — prímula e tons de limão — começaram a se tornar
marrons ou verdes-oliva quando expostas aos raios verdes e azuis
emitidos por algumas luzes de led.
Letizia Monico, integrante do grupo de pesquisa que conduziu o
experimento, disse que foram encontradas várias obras-primas afetadas: "Nós encontramos as formas instáveis do amarelo-cromo em inúmeras
pinturas célebres, como o famoso quadro “Vaso com Girassóis”, no Museu
Van Gogh, em Amsterdã".
A responsável pela conservação do Museu Vang Gogh, Ella Hendriks, disse
que os resultados, publicados na revista “Analytical Chemistry”, pode
ter implicações em muitas outras pinturas: "Artistas como Van Gogh, Cézanne e Gauguin usaram esse tipo de tinta, mas
ela também foi utilizada por pintores de uma época diferente da deles,
o final do século XIX".
Amigo VASCO:
ResponderExcluirTenho sérias dúvidas sobre a veracidade dessa notícia. Nada a ver com sua interpretação.
Mas vamos às minhas dúvidas:
- uma análise com Raios X, que são muito mais energéticos que as ondas luminosas dos LED's, pode causar mais danos a uma pintura do que a simples exposição de um quadro à luz desses últimos.
A emissão de luz pelos LED's é continua, e sempre de baixa intensidade. O espectro da emissão também é bastante conhecido, e pode se aproximar bastante da LUZ NATURAL, em termos de COMPOSIÇÃO ESPECTRAL.
Não posso acreditar na primeira explicação dada para as mudanças de cores nas pinturas.
Acho que fatores como uma poluição ambiental podem ser mais prejudiciais a tais pinturas.
A c onferir.
Abraços - LEVY