segunda-feira, 9 de abril de 2012

Facebook afirma que gastará US$ 1 bilhão para comprar a Instagram

Facebook está gastando US$ 1 bilhão para comprar a empresa de compartilhamento de fotos Instagram, no que se constitui na maior aquisição jamais efetuada por aquela rede social.

A Instagram permite que as pessoas apliquem filtros às fotos que batem com seus equipamentos portáteis, e as compartilhem com amigos e estranhos. Alguns desses filtros fazem com que as fotos pareçam terem sido batidas nos anos 1970 ou com câmeras Polaroid.

"Este é um marco importante, porque é a primeira vez que compramos um produto e uma empresa com tantos usuários", escreveu Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, em sua página na rede. "Não planejamos fazer mais deste tipo de negócio, se é que vamos fazer algo assim daqui p'ra frente", acrescentou ele. O Facebook disse que planeja manter a Instagram como uma empresa independente. Isso é uma mudança na sua tendência de comprar pequenos negócios na área de computação e integrar sua tecnologia -- ou fechá-los de uma vez, para que possa contratar engenheiros e desenvolvedores talentosos.

"Achamos que o fato da Instagram estar conectada a outros serviços que estão além do que o Facebook faz é uma parte importante da experiência", escreveu Zuckerberg. "Planejamos manter características [da Instagram] tais como a capacidade de postar para outras redes sociais, a possibilidade de não compartilhar seus instagrams no Facebook se você assim quiser, e a capacidade de ter seguidores e seguir pessoas desvinculadamente de seus amigos no Facebook", acrescentou.

O Facebook está pagando pela Instagram, sediada em São Francisco, parte cash e parte com ações, e está contratando seus quase 10 empregados [barbaridade, é impressionante o valor de mercado dessa supermicro empresa!]. Espera-se que o negócio seja concluído pelo final de junho.

É esperado que o Facebook conclua no mês que vem sua oferta pública de ações (IPO - Initial Public Offer, em inglês). Adquirir a Instagram é um grande ganho para o Facebook, já que ele atua para tirar proveito da crescente obsessão das pessoas com seus equipamentos portáteis e em compartilhar cada momento de suas vidas.

Só recentemente a Instagram tornou-se disponível para equipamentos e dispositivos da Apple.  Na semana passada foi liberado um app para dispositivos  Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário