sexta-feira, 13 de abril de 2012

Engenheiro de software é profissão mais promissora -- nos EUA

Engenheiros de software, atuários (profissionais especializados em matemática estatística), gerentes de RH, dentistas e planejadores financeiros são hoje os profissionais com o futuro mais promissor no mercado.  É o que indica o site americano de empregos CareerCast.com, que elaborou um ranking com as melhores e as piores profissões dos Estados Unidos neste ano.

Na outra ponta, entre as 20 piores avaliações, estão taxistas, garçons, repórteres, operadores de plataforma de petróleo e lenhadores --que ficaram em último no ranking. 

No total, foram listadas 200 profissões que receberam uma pontuação final ponderada de acordo com cinco critérios principais: ambiente de trabalho, potencial de renda, perspectivas de futuro, esforço físico exigido e nível de estresse profissional.  Em cada critério principal, há outros que tentam dimensionar fatores decisivos para o dia a dia profissional. O site utilizou dados estatísticos oficiais de órgãos governamentais americanos.

Melhores

Em comum, as cinco melhores profissões têm boas perspectivas de renda emprego e renda --há carência de técnicos de higiene dental no mercado americano, por exemplo. Quanto menos chance de ficar desempregado, melhor colocada a profissão ficava no ranking do CareerCast, cuja classificação é anual.

Os atuários, que também estão no topo do ranking, são profissionais que, em razão da especialização da formação, podem atuar no mercado financeiro, com avaliação de riscos ou previdência, por exemplo. 

Outro profissional da área financeira bem valorizado nos EUA é o planejador de finanças, que apareceu entre as dez melhores do ranking pela primeira vez. Outras profissões debutantes entre os dez mais da lista foram gerente de Recursos Humanos, terapeuta ocupacional e gerente de publicidade on-line.

Risco de vida

No ambiente de trabalho, por exemplo, foram avaliadas as exigências físicas e emocionais decorrentes do ambiente de trabalho; no item que mede o estresse, são considerados a necessidade de contato com o público no trabalho --fonte reconhecida de estresse-- e o risco de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário