O iPod está com os dias contados? - (Foto: Getty).
Muito poucos equipamentos tecnológicos podem autoproclamar-se como icônicos. Sem nenhuma dúvida o iPod da Apple, lançado em 2001, é um deles.
Com seu característico botão de controle circular e seus fones brancos, o iPod transformou os dispositivos portáteis de áudio em equipamentos charmosos, com um fator cool que não se via desde o Walkman da Sony uma década atrás. E para a indústria discográfica houve um suspiro de alívio, já que a loja de música da Apple -- o iTunes -- preparou o caminho para que o download digital de músicas virasse moda, afastando da pirataria alguns apaixonados por música.
Mas, 12 anos e 26 dispositivos depois, a geração iPod parece estar a ponto de desaparecer sem sequer gemer. "Creio que todos nós temos a noção há algum tempo de que o iPod é um negócio em declínio", disse o presidente da Apple, Tim Cook, no começo desta semana durante uma teleconferência para discutir o último relatório de resultados da empresa.
Cook anunciou lucros enormes -- como sempre -- mas informou que as vendas do iPod haviam caído 52% em relação ao mesmo período do ano anterior, com a possibilidade de que isso siga se repetindo. Mas, surpreendentemente, essa notícia não é tão ruim. As pessoas que compraram iPods anteriormente estão agora mais propensas a comprar iPhones ou iPads. Mas é de fato uma notícia ruim para os humildes iPods, um dispositivo pequeno mas poderoso que muitos dizem ter sido o catalizador que impulsionou a Apple para seu auge dos iPhones e iPads.
Mercado minguando
Já há algum tempo o iPod vem olhando para todos os lados com muito nervosismo. Quando o iPhone foi lançado em 2007, Steve Jobs disse em tom de brincadeira que ele era o melhor iPod que haviam feito até aquela data. "Uma das coisas que chamam a atenção é que a Apple estava indo muito bem com o iPod em 2006, mas mesmo assim decidiu criar um telefone inteligente que desde o primeiro dia teve a capacidade de um iPod", diz Ian Fogg, especialista no negócio de celulares da empresa IHS. A empresa "não tinha medo de lançar um produto que poderia interromper um negócio exitoso, mas pensava 'se não fizermos algo, alguém o fará'".
Tal como aconteceu, o iPod celebrou sua posição como o dispositivo de mp3 mais vendido no mercado -- e ainda o é. Apesar do iPhone e outros telefones inteligentes oferecerem muito mais em termos de características e poder de computação, o iPod se mantém por si mesmo. De fato, de acordo com a IHS, as vendas do iPod atingiram níveis máximos depois do lançamento do iPhone, com mais de 22 milhões de vendas no último trimestre de 2008. E ainda hoje, apesar da queda dramática de 52%, a gama de iPods ainda gera grandes receitas: US$ 973 milhões no último trimestre do ano passado.
Os analistas dizem que o aparelho manteve sua popularidade por inúmeras razões, que vão além apenas do seu preço. O iPod Touch, por exemplo, é visto como o iPhone -- por assim dizer -- que oferece tudo o que um iPhone faz, mas sem ser um celular. "O iPod é hoje uma grande isca para atrair os consumidores mais jovens, que talvez sejam ainda demasiado jovens para ter um iPhone", assinala Fogg. "Ele fazem um gancho desses jovens com a Apple, e assim eles começam a baixar aplicativos da App Store".
Os novos produtos que se fazem necessários
Os US$ 973 milhões gerados pelo iPod são apenas uma atividade secundária de menor importância se os compararmos com a receita total da Apple, que no trimestre que passou alcançou atingiu a soma astronômica de US$ 57,6 bilhões. Como aponta o site de notícias tecnológicas The Verge, a venda de iPods é apenas um "hobby" para a empresa.
Isso leva muitos especialistas a prever que, certamente, a Apple não irá descontinuar a produção do iPod em um futuro muito próximo, mas também é pouco provável que continuará a atualizá-lo. "Enquanto o iPod continuar a ser um produto de qualidade e que não gere perdas, realmente não vejo razão alguma para que a Apple o elimine", afirma Alex Heath, redator do CultofMac.com.
Mas, Heath e outros destacam que, dado que o iPod não pode mais ser visto como uma linha de produção importante da Apple, Tim Cook precisa introduzir no mercado um dispositivo inteiramente novo caso queira manter do seu lado os investidores e os fãs da empresa. "A Apple vai ter que diversificar sua produção", disse Eric Slivka, editor-chefe da MacRumors.com. "A Apple TV tem estado no radar há muito tempo, e agora surgem rumores como o do iWatch e de outros dispositivos que estão começando a ganhar posição".
"Parece que, a menos que haja algum problema de produção, a Apple está em vias de lançar algum tipo de dispositivo portátil no final de 2014", comenta Heath. "As ações da empresa irão disparar ou, ao contrário, despencarão. 2014 vai ser um ano muito interessante".
Nenhum comentário:
Postar um comentário