Demonstrando novamente sua força e sua absoluta indiferença ao choro e ranger de dentes que provoca, uma dessa agências -- a mesmíssima S&P que rebaixou os EUA -- acaba de baixar a nota da União Europeia (UE), como nos revela a notícia abaixo da Folha de S. Paulo de hoje.]
A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota da União Europeia por riscos crescentes nas negociações sobre os orçamentos dos países membros do bloco.
As notas concedidas pelas agências de classificação são uma espécie de selo de qualidade que indicam os riscos de uma economia dar calote. A União Europeia tinha a melhor nota na escala da agência, "AAA". Agora passa a ser avaliada no segundo degrau de risco: "AA+".
A Standard & Poor's já havia colocado a economia do bloco em perspectiva negativa desde 2012. Desde então, já reduziu as notas de classificação da França, Itália, Espanha, Malta, Eslovênia, Chipre e Holanda.
A agência cita uma piora da coesão entre os países e o risco de recusa em cumprir as regras do bloco para os orçamentos. "Em nossa visão, as negociações orçamentárias se tornaram mais acirradas, sinalizando o que consideramos ser riscos crescentes ao apoio da UE provenientes de alguns países-membros".
Notas de Risco - Escala de ratings globais das agências (clique na imagem para ampliá-la) - (Ilustração: Editoria de Arte/Folhapress).
Nenhum comentário:
Postar um comentário