terça-feira, 18 de junho de 2013

A arte de Klimt

[Para esta postagem me servi basicamente do livro "Gustav Klimt 1862-1918 -- O Mundo de Aparência Feminina", de Gottfried Fliedl - Ed. Taschen, 2006.]

O segundo de sete filhos, Gustav Klimt nasceu em 14 de julho de 1862 em Baumgarten, nos arredores de Viena. Seu pai, Ernst Klimt (1834-92), gravador de profissão, pertencia a uma família de agricultores originários da Boêmia que chegou a Viena com os pais aos oito anos; a mãe, Anna Klimt, Finster de solteira (1836-1915), era natural de Viena.

Aos quatorze anos, Klimt entrou na Escola das Artes Decorativas fundada em 1867, ligada ao Museu Austríaco Imperial e Real de Arte e Indústria. Ambas as instituições deviam sua fundação ao florescimento da política e da cultura liberais dos anos 60. Depois do South Kensington Museum em Londres, o Museu de Arte e Indústria austríaco era o principal Museu de Artes Decorativas do continente europeu, sendo simultaneamente o primeiro Instituto-Museu moderno que estudava a ideologia da cultura burguesa sobre o solo vienense.

Klimt frequentou aclasse preparatória obrigatória da Escola das Artes Decorativas,. Foi aqui que adquiriu a técnica e a prática de desenho ornamental a partir de ornamentos planos e em relevo, ou a partir de objetos de artes decorativas, além de desenho figurativo apartir de moldes de gesso e obras-modelos.

Klimt foi o único aluno da Escola das Artes Decorativas que, no século 19, conseguiu dar início a uma grande carreira artística. Seus professores, além do diretor e fundador do Museu das Artes Decorativas, Rudolf von Eitelberger, impulsionaram a sua carreira. O professor Michael Rieser utilizou os serviços dele, assim como os dos seu companheiro de classe Franz Matsch e seu irmão Ernst para os vitrais da Igreja Votiva, o primeiro grande edifício da Ringstraβe. Rieser e von Eitelberger foram os que o apoiaram para se tornar pintor.

A fonte das imagens a seguir é o Google, salvo indicação expressa em contrário -- clique em cada imagem para ampliá-la.

Gustav Klimt, em foto de 1914.

Gustav Klimt, retratado por Egon Schiele em 1913.

A Fábula, 1883. Óleo sobre tela, 85 x 117 cm. Viena, Historisches Museu. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).

Homem idoso com coroa de hera, 1883. Óleo sobre papelão, 27,8 x 21,8 cm. Proprietário: desconhecido. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).

 Cabeça de um homem deitado e apoiado, 1887 (estudo para "Teatro em Taormina" no Burgtheater). Giz preto, realçado em branco, 28 x 43 cm. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).

Estudo da cabeça de moça deitada, estudo de duas mãos (estudos para "Teatro de Shakespeare" no Burgtheater), 1887. Giz preto, esfregado, realçado em branco, 45 x 32 cm. Viena, Museu Albertina. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).


 Jovem sentada, 1894. Óleo sobre madeira, 14 x 9,5 cm. Viena, Museu Leopold. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).


O Amor, 1895. Óleo sobre tela, 60 x 44 cm. Viena, Historisches Museum.

Desenho definitivo para a alegoria "Junius", 1896. Giz preto, lápis esfregado e lavrado, com realce em dourado, 42 x 31 cm. Viena, Historisches Museum.

O cego, 1896. Óleo sobre tela, 67 x54 cm. Viena, Museu Leopold. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).

Pallas Athena, 1898. Óleo sobre tela, 75 x75 cm. Viena, Historisches Museum.

Ninfas (Peixes Prateados), 1899. Óleo sobre tela, 82 x 52 cm. Viena, Zentralsparkasse. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).

Hygia, detalhe do quadro "A Medicina", 1900-07. Óleo sobre tela. Queimado no Castelo Immendorf em 1945.

  Judith I, 1901. Óleo sobre tela, 84 x 42 cm. Viena, Österreichische Galerie.

Retrato de Emilie Flöge, 1902. Óleo sobre tela, 181 x 84 cm. Viena, Österreichische Galerie.


 O Friso de Bethoven, 1902. Detalhe da parede estreita do meio: Luxúria, Volúpia e Excesso. Viena, Österreichische Galerie.

O Friso de Beethoven, 1902. Parede lateral à esquerda: A Saudade da Felicidade (altura: 2 m, comprimento: 13,78 m). Parede estreita do meio: As Forças Hostis (altura: 2,2 m, comprimento: 6,36 m). Tinta de caseína sobre fundo de estuque.

 Friso de Beethoven, 1902. Detalhe da parede lateral à direita: A Saudade da Felicidade encontra a Calma na Poesia (altura: 2,2 m, comprimento: 13,81 m). Tinta de caseína sobre fundo de estuque.

Bosque de bétulas, 1903. Óleo sobre tela, 110 x 110 cm. Coleção privada. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).

 Serpentes aquáticas, 1904-1907. Óleo sobre tela, dimensões (?). Proprietário: (?).

As três idades da vida, 1905. Óleo sobre tela, 178 x 198 cm. Roma, Galleria Nazionale dell' Arte Moderna.

A Árvore da Vida, 1905 (Friso de Stoclet). Têmpera, aquarela, dourado, bronze prateado, giz, lápis, alvaiade sobre papel, 195 x 102 cm. Viena, Österreichisches Museum für Angewandte Kunst.

O Cumprimento, detalhe do quadro "A árvore da Vida", 1905.

Jardim rural com girassóis, 1906. Óleo sobre tela, 110 x 110 cm. Viena, Österreichische Galerie.

Retrato de Fritza Riedler, 1906. Óeo sobre tela, 153 x 133 cm. Viena, Österreichische Galerie.

Danae, 1907. Óleo sobre tela, 77 x 83 cm. Graz, coleção particular. -  (Fonte: Museu Klimt, Viena).

Retrato de Adele Bloch-Bauer I, 1907. Óleo sobre tela, 138 x 138 cm.  Viena, Österreichische Galerie.


O Beijo, 1907/08. Óleo sobre tela, 180 x 180 cm.  Viena, Österreichische Galerie.

 A Esperança, 1907/08. Óleo e ouro sobre tela, 110 x 110 cm. Nova Iorque, The Museum of Modern Art. Fundos de Mr. e Mrs. Ronald S. Lauder e Helen Acheson e Serge Sabarsky.

 Alameda no parque do Palácio Kammer, 1912. Óleo sobre tela, 110 x 110 cm. Viena, Österreichische Galerie.


Malcesine no Lago de Garda, 1913. Óleo sobre tela, 110 x 110 cm. Queimado pelo em 1945 no Castelo Immendorf em incêndio provocados pelas forças nazistas em retirada.

Retrato de Elizabeth, Baronesa de Bachofen-Echt, 1914. Óleo sobre tela, 180 x 126 cm. Coleção particular. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).

A Dançarina (antes, Ria Munk II), 1916. Óleo sobre tela, 180 x 90 cm. Nova Iorque, coleção particular, com autorização da Galeria St. Etienne.- (Fonte: Museu Klimt, Viena).

As Amigas, 1916. Óleo sobre tela, 99 x 99 cm. Queimado no Castelo Immendorf em 1945.

Morte e Vida, completado em 1916. Óleo sobre tela, 178 x 198 cm. Viena, Coleção do Dr. Rudolf Leopold.

Caminho do jardim com galinhas, 1916. Óleo sobre tela, 110 x 110 cm. Queimado no Castelo Immendorf em 1945.

 O Bebê, 1917 (detalhe). Óleo sobre tela, 110 x 110 cm. Washington D.C., NationalGallery of Art. - (Fonte: Museu Klimt, Viena).

A Noiva, 1917/18. Óleo sobre tela, 166 x 190 cm. Viena, coleção paricular.






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