WikiLeaks começou a publicar um novo lote de revelações, "The Global Intelligence Files" (Os Arquivos de Inteligência Global), que contém informações retiradas de 5 milhões de emails da Stratfor, a companhia de "inteligência global" que tem sede no Texas. Em seu site, a Stratfor se apresenta como "um provedor de análise geopolítica para assinantes" -- há poucas semanas ela fez uma postagem, "The Hack on Stratfor", em que dava sua versão dos fatos, informando que estava examinando a atuação de hackers em seu banco de dados.
WIKILEAKS RELEASE: The Global Intelligence Files. Over 5 million emails wikileaks.org/the-gifiles.ht…
A ser verdade o que diz o WikiLeaks, os emails vazados datam do período entre julho de 2004 e o final de dezembro de 2011. Ao lado de muitos detalhes sobre como um provedor [de serviços] de inteligência opera, esses emails supostamente mostram o grande interesse da Stratfor no próprio WikiLeaks.
Enquanto o relacionamento do WikiLeaks e de Julian Assange com a imprensa tem sido via de regra turbulento, o WikiLeaks afirma ter assegurado 25 parceiros para essa nova operação, cada um dos quais terá acesso às suas informações. Entretanto, é digno de nota o fato de nem o The Guardian, nem o The New York Times, seus parceiros originais quando começou a divulgar arquivos confidenciais, figurarem agora na sua parceria.
A relação dos novos parceiros do WikiLeaks para a publicação do "The Global Intelligence Files" - (Fonte: The New Web).
É interessante observar que já a surgiu a controvérsia sobre se a Stratfor é realmente um alvo que valha a pena. Para o jornalista francês Olivier Tesquet, a Stratfor é "uma empresa de inteligência notoriamente banal". Tesquet parece saber do que fala, pois trabalhou para uma das parceiras do WikiLeaks, a francesa OWNI.
O renomado professor de relações internacionais Daniel Drezner mostrou-se também crítico em relação ao novo projeto do WikiLeaks, e usou do Twitter para dizer:
That @wikileaks thinks publishing @Stratfor emails matters is a big compliment for Stratfor, biggest sign yet that Wikileaks is clueless.
O grupo global de hacking Anonymous parece ter desempenhado papel importante na aquisição dos dados [da Stratfor], se forem verdade os tweets de uma das contas do grupo. Ali se afirma queo Anonymous foi o responsável por acessar os dados [da Stratfor] e fornecê-los ao WikiLeaks:
Yes, #Anonymous gave all 5 MILLION STRATFOR emails to Wikileaks. Can't wait for the lulzy videos Stratfor CEO Friedman will issue now. :D
Quem quiser acompanhar, no Twitter, as discussões sobre esses arquivos basta seguir a palavra-chave (hashtag) #GIFiles. O texto completo do anúncio do WikiLeaks sobre a nova operação pode ser acessado aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário